Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 22 de novembro de 2011

'Dreamer in Concert' prova que, ao vivo, canto de Kent preserva a classe

Resenha de CD
Título: Dreamer in Concert
Artista: Stacey Kent
Gravadora: Blue Note / EMI Music
Cotação: * * * *

Na estrada desde 1996, Stacey Kent já contabiliza oito álbuns de estúdio e resume 15 anos de carreira em seu primeiro disco ao vivo, Dreamer in Concert, lançado neste mês de novembro de 2011. Captado em dois shows feitos pela cantora norte-americana de jazz no La Cigale, clube de Paris (França), em 30 e 31 de maio de 2011, o CD confirma a ascensão de Kent no mundo do pop jazz. Apesar de o repertório fazer breve retrospecto da discografia da artista, a seleção de Dreamer in Concert inclui quatro músicas até então nunca gravadas pela intérprete. Duas são da lavra soberana do maestro Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994). Trata-se de Waters of March e Dreamer (em clima de bossa jazzificada), as versões em inglês de Águas de Março e Vivo Sonhando, respectivamente. As outras duas são composições do produtor e arranjador do álbum, Jim Tomlinson, saxofonista unido a Kent na música e na vida. As boas novas de Tomlinson são Postcard Lovers (tema que ostenta letra do romancista Kazuo Ishiguro, autor de Remains of the Day e Never Let Me Go) e O Comboio, que tem versos escritos pelo poeta português Antonio Ladeira. O Comboio, aliás, expõe a (razoável) habilidade de Kent no canto em português. A intérprete também revisita temas da música francesa, caso de Ces Petits Riens (Serge Gainsbourg), faixa em que a voz suave da cantora se mostra em total interação com o baixo de Jeremy Brown. Em qualquer lingua, Dreamer in Concert reitera a classe de Kent no idioma do pop jazz. Enquanto Norah Jones parece sem rumo, Stacey Kent se firma no gênero com abordagens refinadas de clássicos como It Might As Well Be Spring (Oscar II Hammerstein e Richard Rodgers) e Corcovado (Antonio Carlos Jobim na versão em inglês de Gene Lees). As passagens instrumentais das músicas exemplificam o entrosamento dos músicos no universo jazzístico e valorizam o registro de Dreamer in Concert.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Na estrada desde 1996, Stacey Kent já contabiliza oito álbuns de estúdio e resume 15 anos de carreira em seu primeiro disco ao vivo, Dreamer in Concert, lançado neste mês de novembro de 2011. Captado em dois shows feitos pela cantora norte-americana de jazz no La Cigale, clube de Paris (França), em 30 e 31 de maio de 2011, o CD confirma a ascensão de Kent no mundo do pop jazz. Apesar de o repertório fazer breve retrospecto da discografia da artista, a seleção de Dreamer in Concert inclui quatro músicas até então nunca gravadas pela intérprete. Duas são da lavra soberana do maestro Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994). Trata-se de Waters of March e Dreamer (em clima de bossa jazzificada), as versões em inglês de Águas de Março e Vivo Sonhando, respectivamente. As outras duas são composições do produtor e arranjador do álbum, Jim Tomlinson, saxofonista unido a Kent na música e na vida. As boas novas de Tomlinson são Postcard Lovers (tema que ostenta letra do romancista Kazuo Ishiguro, autor de Remains of the Day e Never Let Me Go) e O Comboio, que tem versos escritos pelo poeta português Antonio Ladeira. O Comboio, aliás, expõe a (razoável) habilidade de Kent no canto em português. A intérprete também revisita temas da música francesa, caso de Ces Petits Riens (Serge Gainsbourg), faixa em que a voz suave da cantora se mostra em total interação com o baixo de Jeremy Brown. Em qualquer lingua, Dreamer in Concert reitera a classe de Kent no idioma do pop jazz. Enquanto Norah Jones parece sem rumo, Stacey Kent se firma no gênero com abordagens refinadas de clássicos como It Might As Well Be Spring (Oscar II Hammerstein / Richard Rodgers) e Corcovado (Antonio Carlos Jobim na versão em inglês de Gene Lees). As passagens instrumentais das músicas exemplificam o entrosamento dos músicos no universo jazzístico e valorizam o registro de Dreamer in Concert.

lurian disse...

Gosto dos discos dela. Aquele todo em francês é lindo! Stacey que quando esteve no Brasil fez questão de assistir nossa Joyce Moreno de quem se disse fã!