Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 1 de outubro de 2011

Shakira seduz Rock in Rio com sensual show de pop latino e globalizado

Resenha de show - Rock in Rio 2011
Título: The Sun Comes Out World Tour
Artista: Shakira
Local: Cidade do Rock (Rio de Janeiro, RJ)
Data: 1º de outubro de 2011
Foto: Rock in Rio 2011 / Bruno de Lima - R2
Cotação: * * * *

Shakira fez um dos shows mais ensolarados do Rock in Rio 2011, embora sua apresentação já tenha começado na alta madrugada deste sábado, 1º de outubro. Sem perder o rebolado em coreografias que realçaram a sensualidade do show e dos figurinos, a estrela colombiana mostrou ao público da Cidade do Rock que seu pop latino já soa globalizado. Já na reta final da The Sun Comes Out World Tour, a cantora e compositora transitou por vários ritmos e se permitiu até abrir excepcionalmente o roteiro com Estoy Aqui, seu primeiro grande sucesso em terras brasileiras. Ciente de que se apresentava em festival que traz o rock no nome, a cantora fez pulsar a veia roqueira em números como Te Dejo Madrid e Si te Vas. "Shakira! Shakira!", gritou o público já ao fim da segunda música, a citada Te Dejo Madrid. A estrela retribuiu o afago com frases decoradas como "Hoje à noite eu sou toda de vocês" e "Estou aqui para satisfazê-los". Shakira nem precisava desse discurso artificial e ensaiado. O público era mesmo dela. E foi entre esse público que a artista escolheu algumas garotas para subir ao palco para chatinha aula de dança que diluiu o brilho pop de Whenever, Wherever. Entre flamenco (Gypsy), reggaeton (La Tortura) e rebolados que evocavam a oriental dança do ventre (indícios da forte influência árabe no som de Shakira), a cantora se deu ao luxo de fazer belo número teatral de clima cigano em Nothing Else Matters, cover acústico do tema do repertório do grupo Metallica. Foi também em tom acústico que Shakira conduziu ao violão a balada Inevitable. No fim, a estrela fez a festa com Hips Don't Lie e Waka Waka (This Time for África), dois números que fizeram o show terminar no ponto de fervura em que começou. Rihanna deveria ter uma aula com Shakira para aprender a ser sensual sem cair na vulgaridade.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Shakira fez um dos shows mais ensolarados do Rock in Rio 2011, embora sua apresentação já tenha começado na alta madrugada deste sábado, 1º de outubro. Sem perder o rebolado em coreografias que realçaram a sensualidade do show e dos figurinos, a estrela colombiana mostrou ao público da Cidade do Rock que seu pop latino já soa globalizado. Já na reta final da The Sun Comes Out World Tour, a cantora e compositora transitou por vários ritmos e se permitiu até abrir excepcionalmente o roteiro com Estoy Aqui, seu primeiro grande sucesso em terras brasileiras. Ciente de que se apresentava em festival que traz o rock no nome, a cantora fez pulsar a veia roqueira em números como Te Dejo Madrid e Si te Vas. "Shakira! Shakira!", gritou o público já ao fim da segunda música, a citada Te Dejo Madrid. A estrela retribuiu o afago com frases decoradas como "Hoje à noite eu sou toda de vocês" e "Estou aqui para satisfazê-los". Shakira nem precisava desse discurso artificial e ensaiado. O público era mesmo dela. E foi entre esse público que a artista escolheu algumas garotas para subir ao palco para chatinha aula de dança que diluiu o brilho pop de Whenever, Wherever. Entre flamenco (Gypsy), reggaeton (La Tortura) e rebolados que evocavam a oriental dança do ventre (indícios da forte influência árabe no som de Shakira), a cantora se deu ao luxo de fazer belo número teatral de clima cigano em Nothing Else Matters, cover acústico do tema do repertório do grupo Metallica. Foi também em tom acústico que Shakira conduziu ao violão a balada Inevitable. No fim, a estrela fez a festa com Hips Don't Lie e Waka Waka (This Time for África), dois números que fizeram o show terminar no ponto de fervura em que começou. Rihanna deveria ter uma aula com Shakira para aprender a ser sensual sem cair na vulgaridade.

Venus disse...

Que beleza ficou o arranjo de "Whenever, Wherever" hein? A banda que acompanha a cantora é competente e o percussionista Brendan Buckley roubou a cena! Show massa!!

Luciano disse...

Mauro fiquei impressionado com a beleza e qualidade do show da Shakira. Não é um “popezinho” qualquer. A mistura inteligente e audaciosa de melodias lindas dá charme especial ao espetáculo. Chamo de espetáculo o que Shakira fez, pois é tudo lindo. Não consegui tirar os olhos dela até o fim do show. A qualidade musical é estonteante. Shakira não perdeu a origem. E seu requebrado é tão coerente que passa longe de qualquer vulgaridade. A gente só consegue ver beleza, competência e arte. Vc foi muito feliz em seu comentário: “show ensolarado”. Essa moça é muito ousada, pois conseguiu sucesso e fama com um som muito atraente, único. Vai “causar” ainda mais pelo mundo. A diva colombiana tem uma combinação de sons que nunca tinha ouvido antes, não com essa coerência. Dá alegria saber que saiu da Colômbia um talento assim... Sorte da música do mundo que ainda é dominada por americanos, em sua maioria. Pela qualidade do pop da colombiana acho que essa moça tem luz, muita luz. Pra mim foi o show mais ousado em sonoridade e beleza. A música dessa moça me fez dormir em paz depois. Lenny Kravitz é um luxo, mas entrou no dia errado. Uma pena!

Anônimo disse...

So pra começar nada ver Shakira no rock in rio...apesar que esse ano é POP IN RIO. Depois nao suporto as musicas musiquinhas dela, nao da pra saber se quer ser a latina, a americanizada ou sulafricana, sei que nao tem musicalidade alguma que me agrade, e de quebra chama a ivete pra acompanhar, VAI SE LASCAR.

Rhenan Soares disse...

Shakira foi um estouro! Que mulher é essa?! Showzaço!!!
2º melhor show até agora, na minha opinião, pq Coldplay ontem foi fodástico!

Vladimir disse...

Ouvi um comentário do William Bonner dizendo que entre uma música e outra havia um pequeno intervalo que parava o show... Não sei se realmente é verdade porque não o assisti, agora, show do Maroon 5 e Coldplay foram maravilhosos!!

Coldplay foi simplesmente apoteótico!!!

O melhor até agora na minha opinião!!!!!

KL disse...

Carla,

Hilário o que você escreveu;-)

abraço!

UHU disse...

Não entendo a resistência em se comentar o show de Ivete Sangalo no Rock in Rio. Estava lá e, independente de gostar ou não, tenho que reconhecer que, apesar de não ter sido o show mais esperado da noite, foi, sem dúvidas, o mais festejado da noite. Gostando ou não, é importante ressaltar o domínio de palco dessa artista e reconhecer que ela fez uma grande apresentação. E essa discussão sobre Rock, Pop, Axé in Rio ja deu no saco. Parece birra de criança. Infantil e intolerante.