Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Beth dedica a Ivone Lara álbum em que regrava (bela) composição da artista

 Beth Carvalho dedica a Ivone Lara seu primeiro álbum de inéditas em 15 anos, Nosso samba tá na rua, produzido por Rildo Hora. A dedicatória é feita no desdobramento da capa. No disco, que chega às lojas na segunda quinzena deste mês de novembro de 2011, a cantora incluiu no repertório - majoritariamente inédito - a regravação de samba da parceria de Ivone com Délcio Carvalho, Em canto uma esperança, lançado por Ivone no seu primeiro álbum solo, Samba minha verdade, samba minha raiz (Odeon, 1978).  Zeca Pagodinho figura no samba Arrasta a Sandália.

31 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Beth Carvalho dedica a Ivone Lara seu primeiro álbum de inéditas em 15 anos, Nosso Samba Tá na Rua, produzido por Rildo Hora. A dedicatória é feita no desdobramento da capa. No disco, que chega às lojas na segunda quinzena deste mês de novembro de 2011, a cantora incluiu no repertório - majoritariamente inédito - a regravação de samba da parceria de Ivone com Délcio Carvalho, Em Canto Uma Esperança, lançado por Ivone no álbum Samba Minha Verdade, Samba Minha Raiz (1978). Zeca Pagodinho participa do samba Arrasta a Sandália.

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tombom disse...

"Ô abre alas, que eu quero passar..." e a nobreza do samba está aí, pra quem quiser (e souber) apreciar... Salve Beth! Sempre!

Marcelo Barbosa disse...

Agora o Mauro fez o favor de nos brindar com a foto em tamanho maior.
A foto LINDA e, sobretudo, significativa. Beth faz o mesmo que fez em 1981 (com os compositores de Na Fonte) e ainda homenageia a sua grande amiga Dona Ivone Lara.
POUCAS tem a sensibilidade musical de uma Beth Carvalho, por isso sou FÃ de carteirinha.
Enquanto ela é a estrela principal num ritmo em que ela DOMINA, as outras fazem FIGURAÇÃO.
Abs e que seja MAIS UM cápítulo dos serviços bem prestados ao samba ao longo de uma carreira irretocável.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Luiz Leite disse...

Faço minhas as palavras do Marcelo. E acrescento: Beth é de uma integridade, coerência e extremo bom gosto. Não resta dúvidas que é a maior sambista de todos os tempos. Viva a Madrinha!!

Marcelo Barbosa disse...

Acho que o KL gostaria que todos estivessem num sofá de alguma loja chique de Ipanema em plena quadra do Cacique de Ramos.
Alguém senta num bar com cadeiras da Giroflex ou da Tok Stok? Não força, filhão!

Anônimo disse...

Quando o KL não tem o que falar mal ele inventa. Até crase vira motivo.
Beth Carvalho é inatacável, meu chapa.
Integridade artística, talento e atitude - mais rock'n'roll que 90% dos rockeiros.
Sem contar sua bela obra - não estou falando da filha. rsrsrs

Rafael disse...

KL, a crase - nesta situação - é facultativa.

Havendo, indica uma aproximação, uma intimidade, entre o sujeito (Beth) e a pessoa a quem ele se refere (Ivone).

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Lopes disse...

Pobre KL no mundo da música atual... O cara malha todo mundo. Acho que tá na hora dele inventar as suas próprias canções, já que ninguém o agrada...

Gill Sampaio Ominirò disse...

Realmente a capa está uma desgraça, mas KL, não há erro no uso da crase neste caso.
Se você substituir pelo igual masculino você terá "dedico este disco AO senhor Zeca Pagodinho", por exemplo. Veja que é necessário o uso do artigo acusativo mais a preposição da regência, pois quem dedica, dedica algo a alguém. Sendo no feminino, "à dona Ivone Lara", está correto.

Quanto à música de Beth, eu passo, quando ouço um trecho de qualquer samba (sem sal) seu, minha primeira vontade é a de ouvir Clara Nunes, Jovelina Pérola Negra ou a melhor de todas, a grande, a extraordinária Clementina de Jesus.

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio disse...

Para mim, a grande angular aumentou a sensação de que o rosto de Beth foi colado. Tá muito estranho!

Flávio

Rafael disse...

KL, basta ter cursado o Ensino Médio ou fazer uma rápida consulta aos livros de Gramática e aos sites (confiáveis) de educação para saber que a crase é facultativa neste caso.

***

Do site kplus:

O uso do acento indicativo de crase diante de nomes próprios de mulheres é tido como "facultativo", embora não seja exatamente optativo. Usa-se o acento grave [à] diante de alguns nomes femininos, mas não diante de outros – isso é verdade. O que de fato demarca nossa opção é a possibilidade de ser o nome determinado por um artigo. No Brasil, o uso do artigo diante de nomes de pessoas tem um caráter regionalista, e não só de familiaridade. Em suma: se você costuma empregar o artigo definido diante de um nome de mulher, pode usar o "a craseado" quando a situação pedir (ou seja, quando a expressão ou verbo diante do nome exige a preposição. Já quando se faz referência a nome e sobrenome, tão-somente a familiaridade é que vai determinar o uso do acento indicativo de crase.

Do Manual de Redação E Estilo de "O Estado de São Paulo": (http://www.estadao.com.br/manualredacao/crase.shtm)

Uso facultativo: Antes de nomes de mulheres: Declarou-se a Joana (ou à Joana). Em geral, se a pessoa for íntima de quem fala, usa-se a crase; caso contrário, não.

(Observação para)Dona e madame: Deu o dinheiro a dona Maria . / Já se acostumou a madame Angélica. Exceção. Há crase se o dona ou o madame estiverem particularizados: Referia-se à Dona Flor dos dois maridos.


Abraços e bom sábado!

Marcelo Barbosa disse...

Coitada!

Marcelo Barbosa disse...

As pessoas são sempre maldosas nos comentários. Chegaram até a suspeitar que a Beth não estava na foto e foi colada.
Não enchem! Continuem ouvindo as falecidas e sejam felizes. BETH se Deus quiser viverá por muitos anos e continuará seu legado de Dona do Samba desse país como bem definiu Daniela Mercury (além de outros elogios). O resto é chororô de carpideiras.

Marcelo disse...

No canto esquerdo achei q era a Ana Maria Braga... capa...contra capa...foto de dentro... achei de um mau gosto tremendo...

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Silveira disse...

Merecida homenagem para a genial Dona Ivone Lara.

Sobre a capa, gostei muito. Achei bem legal. Não vi nada de errado, é questão de gosto.

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Silveira disse...

Link dedicado à Dona Ivone Lara e ao senhor Kl "enxaqueca".

http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/sessao_11/2011/06/15/interna_dicas/id_noticia=33699/interna_dicas.shtml

Ferreira Gullar já disse, a crase não foi feita para humilhar ninguém. Nem a nossa grande Beth Carvalho!

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gill Sampaio Ominirò disse...

KL meu amigo, o que você não se dá conta é do pronome de tratamento "dona", é ele que modifica a regra. Claro que não se usa artigo definido antes dos nomes próprios (apesar de que em SP é um horror ouvir isso o tempo todo). Mas o "dona", que eu substituí por "senhor", outro pronome, dá margem ao uso da crase. Pense um pouco. Não quero ser nada arrogante, mas minha primeira formação é em Letras, com habilitação em língua portuguesa. Pense e encerremos o assunto.

Gill Sampaio Ominirò disse...

Acabo de ver um vídeo no youtube no qual João Gilberto se diz fã de Beth Carvalho. Vejam como são as coisas: Eu que sou muito fã de João, não vejo a menor graça em Beth.

Diogo Santos disse...

Beth, em que pé anda o projeto com músicas revolucionárias da América Latina ?

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse...

Gill, poderia postar o link do vídeo a que você se referiu? Fiquei curioso para ver. Obrigado!

Gill Sampaio Ominirò disse...

Discordo KL, o nome dela é Ivone Lara, se a chaman de dona, é uso de pronome. Mais a questão está ficando muito complexa. Deixa pra lá. E eu não consulto gramáticas, nem gramáticos. Essa gente doente. Eu consulto meus professores, que formam professores. Saiba que gramática é um ponto de vista da norma, por isso elas divergem umas das outras.

Segue Rafael:

http://youtu.be/X3ylWmzJ7lc