Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 25 de junho de 2013

Zé Pedro festeja 70 anos de Sueli Costa com o tributo 'Simples pessoa'

Já está em fase de pré-produção na gravadora Joia Moderna o tributo Simples pessoa - As canções de Sueli Costa, CD idealizado pelo DJ Zé Pedro para festejar os 70 anos que a compositora carioca vai completar em 25 de julho de 2013. A ideia é (re)apresentar músicas pouco conhecidas da obra da compositora de Coração ateu (Sueli Costa, 1975) e Jura secreta (Sueli Costa e Abel Silva, 1977) nas vozes de cantoras bem pouco ouvidas. O repertório inclui parceria inédita de Sueli com Paulo César Feital feita para a cantora Ninah Jo na década de 80.

19 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Já está em fase de pré-produção na gravadora Joia Moderna o tributo Simples pessoa - As canções de Sueli Costa, CD idealizado pelo DJ Zé Pedro para festejar os 70 anos que a compositora carioca vai completar em 25 de julho de 2013. A ideia é (re)apresentar músicas pouco conhecidas da obra da compositora de Coração ateu (Sueli Costa, 1975) e Jura secreta (Sueli Costa e Abel Silva, 1977) nas vozes de cantoras bem pouco ouvidas. O repertório inclui parceria inédita de Sueli com Paulo César Feital feita para a cantora Ninah Jo na década de 80.

Robson disse...

E em BH, Wanderléa fará um show só com canções de Sueli Costa! Vale conferir!

Marcelo disse...

Sueli merecia um tributo a sua altura, com GRANDES nomes da MPB. Nada contra cantoras que estão começando suas carreiras, mas no caso de Sueli, um tributo sem nomes como Nana, Simone , Leny e Bethânia não tem sentido. Espero que Ninah Jo participe. É uma grande cantora!!! Espero que o resultado seja melhor do q o tributo feito a Marina Lima, que ninguém viu, ninguém quer e quem ouviu não quer fazer a segunda audição...

Rafael disse...

Esse ano a Joia Moderna só lançará discos de tributos? Primeiro o do Péricles, agora o da Ângela, que diga de passagem, não foi grande coisa... E agora este da Sueli. E os discos inéditos de cantoras esquecidas? Deveriam chamar Dóris Monteiro, Diana Pequeno, Adyel Silva, Lucinha Lins, Tânia Alves e tantas outras maravilhosas cantoras do universo musical.

Anônimo disse...

Adoro responder aos leitores do Mauro, vamos lá.

Marcelo,
Também adoraria um tributo com GRANDES NOMES (em caixa alta como você publicou) homenageando Sueli Costa mas a Joia Moderna não tem estrutura para isso portanto farei um tributo com mulheres que estão dispostas a entrar nessa historia comigo e selecionei um repertório com cara de inédito como o da Marina Lima que você não ouviu,não gostou e teve sua tiragem esgotada em apenas 8 dias. Tomara as grandes gravadoras ouçam as suas preces e façam um disco com as cantoras e canções que você espera.

Rafael M
Você continua incomodado com a Joia Moderna ? Por favor deixe meus tributos em paz e procure outros posts mais interessantes aqui no blog do Mauro

E viva a música popular brasileira !

Johnny Cesar disse...

O cd nem foi lançado, as cantoras nem foram anunciadas, as músicas também não e já temos tudo isso de crítica? Que coisa esquisita.
Eu já espero ansiosamente porque acredito na Jóia Moderna.
Abraço Mauro.

Fabio disse...

Eu adoro a Joia Moderna! Tenho TODOS os Cds lançados pela gravadora :)

Marcelo disse...

Zé Pedro, adoraria que alguma grande gravadora fizesse isso mesmo, seria uma homenagem pra lá de merecida pra Sueli, que merece todas as honras possíveis. Torço sempre pra musica de qualidade brasileira ganhar espaço nos dias tão pobres musicalmente como os que temos encontrado hoje. Apenas , também acho, que você deve aceitar críticas ao seu trabalho, como qq pessoa pública. Ninguém é obrigado a gostar de você e do seu trabalho e de suas idéias. Quanto ao tributo Marina Lima não sabia que vendeu feito água...Parabéns pelo feito. Espero q esse de Sueli se esgote rapidinho também!!!

Mauro Ferreira disse...

Aviso aos navegantes: Zé Pedro aceita críticas. Eu mesmo já expus ressalvas a vários discos da Joia Moderna e isso jamais abalou a admiração que temos um pelo trabalho do outro. O que não dá para aceitar são (imaturas) imposições de diretrizes, tipo 'faça um disco assim e assado', 'convide a cantora y e x', ou então críticas negativas de um disco que ainda nem saiu, mas cuja notícia revolve preconceitos. Enfim, viva Zé Pedro, pois, até onde sei, os 70 anos de Sueli Costa passariam em branco na indústria do disco se não fosse a iniciativa da Joia Moderna. Grato a todos pela participação no blog. Abs, MauroF

Tombom disse...

A obra de Sueli Costa merece TODAS as homenagens possíveis. Bem-vinda seja a iniciativa de Zé Pedro, com ou sem GRANDES cantoras! Em meio às novas vozes sempre há alguém que se destaca (seja pra mim ou pra quem estiver ouvindo sem o tal pré-conceito ou má vontade...)

Nelson disse...

Sugestões respondidas com "pedradas" não deveriam ter o apoio do crítico, na minha opinião. O profissional não deveria ser "contaminado" pelo amigo.

Jeferson Garcia disse...

Uai isso não é um CD, é um sonho! Sou fã nº1 da Jóia e fico encantado com tanta coisa bacana lançada, projetos que realmente valorizam a música brasileira. E que venham as grandes vozes "escondidas" por esse Brasil afora. Quero Alaíde Costa, Fátima Guedes, Célia, Márcia, Jane Duboc ...

Salve Jóia Moderna!

Fabio disse...

Uma pergunta a Ze Pedro: e o CD da Joana Flor? Ela cantou "O Chamado" no show na Fecap e foi demais!!

Roberto de Brito disse...

Polêmicas à parte, eu quero registrar aqui a minha admiração por Sueli Costa, um orgulho nacional!
E também agradecer ao Zé Pedro por ter lançado o disco "Filme nacional", de Marília Barbosa, em cd. Um sonho impossível que foi realizado pela "Jóia moderna"!

Káyon disse...

Sueli Costa merece todas as honras. Melhor ainda que sejam em vida. Com certeza seus 70 anos passariam despercebidos sem a apaixonada iniciativa de Zé Pedro.

Anônimo disse...

O que é uma vida de artista, no mercado comum da vida humana..... Salve Sueli Costa!!!!

Seu Mistura disse...

Complementando: logicamente que Sueli Costa merece um tributo à sua altura... Mas também queremos novos discos de cantoras que gostamos, assim como foi feitos com o caso da Zezé Motta, da Célia, etc, e não somente abordagens de obras de outros artistas.

Rafael disse...

Zé Pedro, em nenhum momento estive incomodado com a Joia Moderna. Você é quem colocou isso na tua cabeça. Gosto de muita coisa que foi lançada pela gravadora e sou defensor da mesma e de seus ideais. Graças a Joia e seu trabalho grandes discos foram (re)lançados, como os da Leny Andrade, o inédito da Zezé Motta, o inédito da Cida Moreira, o belíssimo disco da Célia dedicado a Roberto Carlos. A única ressalva que fiz foi que uma gravadora, independente de qualquer uma que seja, não pode somente se basear em disco de tributos. Lançar discos novos (ainda que seja de músicas regravadas) nas vozes de cantoras antigas também é interessantímo. Quando fiz a crítica de que será que a gravadora este ano somente lançará discos de tributos, foi porque não foi lançado nenhum material inédito de uma cantora em particular, como foi feito no início da gravadora, lançando novos trabalhos de Zezé Motta, Sílvia Maria, Célia, Cida Moreira, etc. Não me parece que você aceita críticas de uma forma tão positiva e as analisa sob um ângulo diferente. Isso é preocupante e triste. Não vou deixar de comentar sobre os discos da gravadora somente porque você quer, mesmo porque quase sempre as minhas críticas são positivas e mais motivacionais também. O Marcelo resumiu bem o que eu queria dizer. Meu intuito com as minhas declarações não é axincalhar e criticar gratuitamente. Sempre quando critico, é com o melhor das intenções e sempre há um real sentido para tal crítica. Não critico apenas por criticar, não é do meu feitio. Desejo sucesso no projeto de tributo a grande Sueli Costa, sublime cantora e compositora da qual admiro muito e da qual merece todas as homenagens possíveis. Se não fosse a tua boa intenção, seu aniversário passaria em branco pelas demais gravadoras. Mas também acho que você deveria convidá-la a gravar um novo disco. Mas isso já é outra questão.

KL disse...

os discos dela na Odeon são brilhantes e dariam um boxezinho de-luxe.