Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 21 de junho de 2013

A reedição de obra de Alceu no início dos anos 80 inclui 'Cavalo de pau'

No embalo do lançamento da caixa Três tons de Alceu Valença, que embala reedições dos álbuns Cinco sentidos (1981), Anjo avesso (1983) e Mágico (1984), a gravadora Universal Music repõe em catálogo o título mais bem-sucedido comercialmente da discografia do cantor e compositor pernambucano, Cavalo de pau (1982), relançado de forma avulsa com tiragem inicial de 500 cópias. Não há indicação de nova remasterização na ficha técnica da reedição deste ano de 2013, mas Cavalo de pau volta às lojas com reprodução da arte gráfica, dos encartes e da ficha técnica do LP original de 1982. No entanto, tal como na caixa Três tons de Alceu Valença, as letras das músicas podem ser lidas somente através da reprodução dos (nem sempre legíveis) encartes originais. Gravado sob a direção artística do produtor Marco Mazzola, Cavalo de pau emplacou dois grandes sucessos radiofônicos, Como dois animais (Alceu Valença) e Tropicana (Alceu Valença e Vicente Barreto), dois números desde então obrigatórios nos shows de Alceu Valença. Com o lançamento da caixa da série Tons e das reedição avulsas dos álbuns Coração bobo (1980) e Cavalo de pau, quase toda a discografia de Alceu pertencente ao acervo da Universal Music se encontra em catálogo. A exceção é Alceu Valença ao vivo, registro de  show captado em 1982, em elétrica apresentação do artista no Montreux Jazz Festival, e lançado em 1986, quando Alceu já integrava o elenco da RCA/BMG.

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

No embalo do lançamento da caixa Três tons de Alceu Valença, que embala reedições dos álbuns Cinco sentidos (1981), Anjo avesso (1983) e Mágico (1984), a gravadora Universal Music repõe em catálogo o título mais bem-sucedido comercialmente da discografia do cantor e compositor pernambucano, Cavalo de pau (1982), relançado de forma avulsa com tiragem inicial de 500 cópias. Não há indicação de nova remasterização na ficha técnica da reedição deste ano de 2013, mas Cavalo de pau volta às lojas com reprodução da arte gráfica, dos encartes e da ficha técnica do LP original de 1982. No entanto, tal como na caixa Três tons de Alceu Valença, as letras das músicas podem ser lidas somente através da reprodução dos (nem sempre legíveis) encartes originais. Gravado sob a direção artística do produtor Marco Mazzola, Cavalo de pau emplacou dois grandes sucessos radiofônicos, Como dois animais (Alceu Valença) e Tropicana (Alceu Valença e Vicente Barreto), dois números desde então obrigatórios nos shows de Alceu Valença. Com o lançamento da caixa da série Tons e das reedição avulsas dos álbuns Coração bobo (1980) e Cavalo de pau, quase toda a discografia de Alceu pertencente ao acervo da Universal Music se encontra em catálogo. A exceção é Alceu Valença ao vivo, registro de show captado em 1982, em elétrica apresentação do artista no Montreux Jazz Festival, e lançado em 1986, quando Alceu já integrava o elenco da RCA/BMG.

lurian disse...

Me sinto feliz por ter Anjo avesso novinho em LP. Nossa é um prazer indescritível pra mim ouvir esse disco. É como estar em Recife-Olinda num carnaval. Cavalo de pau é um disco excelente e foi um acerto a gravadora recolocá-lo no mercado, pena que sejam apenas 500 cópias e que faltem esses dados sobre remasterização.

CLECIO JAYRON DA SILVA disse...

mauro uma pqna ressalva os discos espelho cristalino,rubi, leque moleque e oropa frança e bahia estão fora de catalogo.

Mauro Ferreira disse...

Unknown, com exceção do "Espelho Cristalino" (da Som Livre), estes discos são da fase da BMG-Ariola e pertencem atualmente ao acervo da Sony Music. Abs, MauroF

André Queiroz disse...

Mauro,

Segundo a descrição dos Cds "Coração Bobo" e "Cavalo de Pau" no site da Livraria Saraiva,foi tudo remasterizado este ano.

Mauro Ferreira disse...

André, na ficha técnica da reedição de ambos os discos não consta qualquer informação sobre uma nova remasterização. Essa informação consta somente nas fichas técnicas das reedições dos três álbuns reunidos na caixa "Três tons de Alceu Valença". Abs, MauroF

Cláudio disse...

Talvez os maiores sucessos de Alceu estejam no disco Cavalo de Pau mas os melhores discos dele são mesmo os 3 que sairam no box Três Tons. Pelo menos, para mim.

Coisas do Sertão disse...

Emanuel Andrade disse

Cinco Sentido é muito bom.
Cavalo de Pau se paga pela canção que dá título ao disco e a bela Lava Mágoas(que tem a mão de Dominguinhos)
Anjo Avesso, é estupendo com a absurda Marin dos Caetés. E ai se fecha o ciclo inspirado de Alceu.

Anônimo disse...

e verdade os principais discos do Alceu Valença estão Cavalo de pau,Anjo Avesso e Magico.e quem puder
compre logo estes CDs.