Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 12 de novembro de 2011

Rosa celebra Elizeth no álbum 'É Luxo Só' através de Ary, Cartola e Noel


Nas lojas neste mês de novembro de 2011, em edição da gravadora Biscoito Fino, o 16º álbum de Rosa Passos, É Luxo Só, celebra o canto perfeito de Elizeth Cardoso (1920 - 1990) através de regravações de 10 músicas do repertório da Divina, embora algumas nem sempre sejam associadas a Elizeth num primeiro instante, como são os casos do samba Olhos Verdes (sucesso de Vicente Paiva na voz de Dalva de Oliveira), do samba-canção Último Desejo (derradeira obra-prima de Noel Rosa, gravada em 1937 por Aracy de Almeida) e de As Rosas Não Falam (pérola de Cartola associada a Beth Carvalho). O samba que batiza o álbum, É Luxo Só, é da lavra de Ary Barroso com Luiz Peixoto. Eis as dez músicas regravadas por Rosa Passos no disco:

1. Olhos Verdes (Vicente Paiva)
2. As Rosas Não Falam (Cartola)

3. O Amor e a Rosa (Pernambuco e Antonio Maria)
4. Último Desejo (Noel Rosa)

5. Palhaçada (Haroldo Barbosa e Luis Reis)
6. Acontece (Cartola)
7. Diz Que Fui Por Aí (Zé Kéti e Hortencio Rocha)
8. Saia do Caminho (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)

9. Três Apitos (Noel Rosa)
10. É Luxo Só (Ary Barroso e Luiz Peixoto)

14 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Nas lojas neste mês de novembro de 2011, em edição da gravadora Biscoito Fino, o 16º álbum de Rosa Passos, É Luxo Só, celebra o canto perfeito de Elizeth Cardoso (1920 - 1990) através de regravações de 10 músicas do repertório da Divina, embora algumas nem sempre sejam associadas a Elizeth num primeiro instante, como são os casos do samba Olhos Verdes (sucesso de Vicente Paiva na voz de Dalva de Oliveira), do samba-canção Último Desejo (derradeira obra-prima de Noel Rosa, gravada em 1937 por Aracy de Almeida) e de As Rosas Não Falam (pérola de Cartola associada a Beth Carvalho). O samba que batiza o álbum, É Luxo Só, é da lavra de Ary Barroso com Luiz Peixoto. Eis as dez músicas regravadas por Rosa Passos no disco:

1. Olhos Verdes (Vicente Paiva)
2. As Rosas Não Falam (Cartola)
3. O Amor e a Rosa (Pernambuco e Antonio Maria Guarda)
4. Último Desejo (Noel Rosa)
5. Palhaçada (Haroldo Barbosa e Luis Reis)
6. Acontece (Cartola)
7. Diz Que Fui Por Aí (Zé Kéti e Hortencio Rocha)
8. Saia do Caminho (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy)
9. Três Apitos (Noel Rosa)
10. É Luxo Só (Ary Barroso e Luiz Peixoto)

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lurian disse...

Por mais que Rosa Passos seja cantora dona de técnica e divisões especiais, tem se fiado absurdamente em bordões. Num tributo como esse, de uma cantora de repertório tão vasto, não vejo ousadia em garimpar músicas esquecidas Rosa escolhe apenas 10 músicas e uma já havia gravado...
Pena.

Fabio Gomes disse...

Creio ser importante acrescentar que Ary Barroso e Luiz Peixoto escreveram "É Luxo Só" especialmente para Elizeth Cardoso gravar em 1957, e que segundo a biografia dela escrita por Sergio Cabral a mulata que é luxo só seria ela própria, Elizeth.

Fabio Gomes disse...

Mauro, por que no crédito a "O Amor é a Rosa" Antonio Maria está com o sobrenome "Guarda"? O nome completo do autor era Antonio Maria Araújo de Morais.

Rosa Passos disse...

Oi Mauro,
gostaria de esclarecer que a minha homenagem a Elizeth Cardoso foi com o intuito de mostrar como ela era versátil e passeou pela MPB de uma maneira elegante e maravilhosa sem ficar marcada por um repertório único!
Elizeth era uma cancioneira da MPB!
Assim como ela me considero uma cancioneira e a minha intenção nessa homenagem, é exatamente mostrar a variedade de canções que ela gravou deixando a sua marca e o seu vasto gosto musical!
Vejo que algumas pessoas não entenderam que eu preferi fugir do óbvio. Se elas fizessem a mesma pesquisa que eu, talvez entendessem o que fiz e o por que das minhas escolhas.
Respaldando essas escolhas tenho como padrinhos, que abraçaram com muito carinho essa homenagem, Hermínio Bello de Carvalho e Sérgio Cabral. Peço a todos então que escutem o disco antes de fazer qualquer avaliação.

Um beijo com carinho,
Rosa Passos.

Gustavo disse...

Quando Gal homenageou Carmem Miranda no show Tropical, escolheu uma das canções mais obscuras do repertório de Carmem. Hoje Balancê é mais associada à Carmem do que a Gal, passando a impressão equivocada de que Gal tomou para si uma canção óbvia do repertório de Carmem.
A obviedade total nos tributos fica para as cantoras medíocres. Rosa garimpou a fundo o repertório de Elizeth, gravando canções de sua lavra que são mais associadas às outras interpretes. Rosa Passos é um das poucas interpretes que pode passear no repertório das grandes de igual para igual, pois sua genialidade musical sempre mostra outro lado da canção.

PRS disse...

Desculpe, mas acho que a intenção de Rosa Passos não foi bem entendida por alguns que postaram comentários aqui, apesar do texto bem claro do Mauro Ferreira "regravações de 10 músicas do repertório da Divina"
Entendo que Rosa Passos pretende mostrar ao público o vasto repertório de Elizeth Cardoso, passeando pelo mesmo sem tocar nos seus "carros chefes" como as Bachianas, Barracão, Canção do Amor etc. Na época em que Elizeth atuou, era bastante comum várias cantoras/cantores gravarem a mesma música. Vejam o exemplo de Hino ao Amor, gravado divinamente por Dalva de Oliveira, Wilma Bentivegna, Maysa e tantas outras. Muitos pensam que a gravação original é de Dalva (1965) ou de Wilma (final de 1959). Não é: a primeira gravação foi de Morgana, no início de 1959...
O que Rosa quer mostrar, a meu ver, é a variedade de músicas e o amplo universo que Elizeth passeou sua voz, afinação e presença no palco privilegiadas. Ou seja, o universo de Elizeth. Seria muito fácil, por exemplo, regravar todo o LP Canção do Amor Demais, que como diz em sua Wikipédia, é considerado axial para a inauguração da Bossa Nova, sendo Rosa Passos a sua mais atual intérprete, elogiada por João Gilberto, Caetano Veloso etc.
Imaginem uma cantora gravar um disco sobre o repertório de Maria Bethânia: poderia gravar pérolas como Sinal Fechado, Tatuagem, Apesar de Você (do amplo repertório de Bethânia) ou escolher releituras de Grito de Alerta, Explode Coração, Começaria Tudo Outra Vez, etc.).
As duas opções são válidas, a que passeia pelo repertório ou a que relembra as músicas carimbadas de um intérprete.
No caso de Elizeth Cardoso, tão esquecida do grande público, é muito bom saber que ela tinha esse repertório tão diversificado e que retrata o ambiente musical dos anos 40/50, quando todos cantavam as belas canções (que não conhece as interpretações de Vingança com Linda Batista e Izaurinha Garcia?).
Hoje, com todo respeito, é difícil alguém gravar pela segunda vez uma dessas músicas de adestramento: levante a mãozinha, abaixa o corpinho, etc. Até mesmo porque uma gravação só já é demais.
Abraços

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tombom disse...

"Peço a todos então que escutem o disco antes de fazer qualquer avaliação." (2)

Salve Elizeth!
Salve Rosa!

Abençoado o País que tiver cantoras como estas duas.

PRS disse...

Caro KL, você tem todo o direito e é plenamente justificável, querer que a Rosa fizesse o CD dela como Zezé Mota já fez: com os sucessos marcantes de Elizeth Cardoso. Mas Rosa parece, como uma artista antenada, também pesquisou esse trabalho e resolveu escolher músicas do "cancioneiro" de Elizeth e que talvez poucas pessoas saibam que ela cantava ou fazia parte dos seus shows.
Isso não diminui em nada o trabalho, pelo contrário: é até mesmo informativo.
Acabei de comprar o CD e falo honestamente, como um fanático por MPB: a gravação de Rosa Passos para AS ROSAS NÃO FALAM, é uma homenagem à Elizeth Cardoso, Villa Lobos e Cartola. Incrivelmente lindo e emocionante. Mais Elizeth impossível.
Abraços

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chris do Brasil disse...

Este Disco, um amigo meu me levou na Livraria da travessa em Ipaqnema ontem dia 29 de Nov. 2011 do lançamento tambem do Livro do Denilson Monteiro sobre a vida de Ronaldo Boscoli ''A Bossa do Lobo'' foi ali que eu vi na mão do meu amigo francés Christian Ericksen o CD da Rosa Passos '' é luxo so'' ... um CD tao impaciamente esperado e o amigo me ofereceu um desse ... é, de fato eu não tinha como comprar o livro e o CD... ai eu sai de volta pra casa a noite com os dois, muito feliz mesmo deste encontro... no lançamento do livro tinha muita gente boa como Sêrgio Cabral, Ruy Castro e muitos colecionadores famosos do Rio ... este CD depois de escutar para mim ultrapassa qualquer assunto sobre a arte de Elizeth Cardoso em termo de MPB e quando vi que era uma homenagem até pensei ... ha ! mais uma vez homengear esta pessoa que quaze recusou o Joao Gilberto para acompanhar ela e aparecer no Disco de 1957 onde o violao bossa nova foi ouvido pela primeira vez !
Rosa, você simplesmente é fantastica e ainda devo perguntar como adquirir a gravação de 1988 feita no Rio com essa turma de feras que estavam tocando com você ?! esta gravação nunca apareceu e recebi somente do meu amigo Alfredo Paixão em 1989 na França, uma copia em fita cassette desta gravação antes de mix final... com aviso do Alfredo << Isto é o som do futuro irmão !!! é pra você so e não vai copiar pelo momento para ninguem ! >> eu jà disponibilisei minha versão digitalisada na internet para todo mundo ouvir em 2010 por ai no Blog do ''Homem Traça'' chamado Criatura de Sebo... mas ninguem conseguiu me dizer se tem um disco que saiu com esta maravilha de gravação da Rosa... foi eu que digitalizei et coloquei na rede o documento do Colecionador sueco Lars Crantz ''João Gilberto Casa de Chico Pereira''gravação caseira de 1958 que saiu no Blog do exelente Augusto de B.H. chamado Toque Musical... para mim depois do João Gilberto,(em primeiro lugar é claro!) o maior prazer que até me da arrepio, é escutar Rosa Passos cantando e acompanhado por Lula Galvão: sera que é permitido tocar o violão desse jeito ??? ... rs-rs-rs!... falei também isso uma vez para Guinga quando nos encontremos no aeroporto Galeão e que ele tocou no violão meu do luthier Francés Ivan Jordan... so para informação ! Eu gosto muito de voltar pra casa em Niteroi e escutar Rosa Passos desde o primeiro Disco dela de 1979 até hoje... você é a rainha da Bossa Nova, sem duvida nenhuma: é simplesmente Vanguarda da Bossa Nova muito mais do que tudo que eu ouvi até então! longa vida e muito sucesso para você (de la part) de um admirador Francés ha muitos anos que divulgou primeiro em Montpellier seus discos e sua obra!
Christophe Rousseau (Chris do Brasil) - Niteroi
crisdobrasil2005@hotmail.com
Eu deixei o meu endereço de e-mail para alguem me responder onde que eu possa achar a gravação de 1988 de Rosa Passos feita no Rio e produzido por Sêrgio Natureza ???
Abraços