Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Edição relapsa de oficioso CD ao vivo atenta contra memória de Whitney

Resenha de CD
Título: Concert for South Africa
Artista: Whitney Houston
Gravadora: Coqueiro Verde
Cotação: *

Em novembro de 1994, Whitney Houston (1963 - 2012) - então ainda no auge da forma vocal e do vigor comercial de sua carreira - fez três shows beneficentes na África do Sul. The Concert for a New South Africa - como foi batizada a série de três apresentações que celebravam a unificação da África do Sul com o fim do Apartheid - ganhou oficioso registro audiovisual em VHS porque o show feito pela cantora norte-americana em 12 de novembro de 1994 no Ellis Park, em Joanesburgo, foi transmitido ao vivo pelo canal HBO. Essa gravação ao vivo - nunca reconhecida por Whitney como parte de sua obra oficial - foi editada em DVD no Brasil pela Coqueiro Verde Records em 2010. Decorridos dois anos, a morte súbita da artista motivou a gravadora a correr para repor nas lojas nacionais tanto o DVD como o CD derivado desse DVD para faturar com a comoção provocada no Brasil e no mundo pela notícia do fim de Whitney Houston, que saiu de cena abruptamente em 11 de fevereiro, há pouco mais de duas semanas. E o fato é que a edição relapsa e vulgar do CD Concert for South Africa atenta contra a memória da intérprete. Não há sequer os créditos dos compositores das músicas ouvidas no disco. Tampouco há qualquer informação sobre a data e procedência do registro ao vivo. O desleixo é tamanho que até a relação das 13 músicas dispostas na contracapa não condiz exatamente com que o CD reproduz. O medley que junta I Love You, All at Once e Where You Are é creditado sem a primeira das três músicas. Da mesma forma, a participação de Cissy Houston, mãe de Whitney, em Touch the World é omitida neste disco oportunista. Como a qualidade técnica é meramente razoável, o CD Concert for South Africa acaba tendo reduzido até seu valor documental. Uma pena, pois a cantora esbanjou vigor vocal ao interpretar temas como Amazing Grace, clássico da música gospel norte-americana, dedicado por Whitney às crianças da África do Sul. A cantora - primeiro nome a se apresentar na então reunificada África do Sul - parecia feliz nestes shows. Ao discursar antes de cantar Saving All my Love for You, Whitney expressou essa felicidade em palavras, dizendo que estava em casa. Resta torcer para que, no futuro, essa gravação ao vivo seja editada de forma decente, com atenção nos créditos e som remasterizado. Pela forma caça-níquel com que foi posto à venda no Brasil, o CD Concert for South Africa deve ser ignorado pelos (reais) admiradores de Whitney Houston.

15 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em novembro de 1994, Whitney Houston (1963 - 2012) - então ainda no auge da forma vocal e do vigor comercial de sua carreira - fez três shows beneficentes na África do Sul. The Concert for a New South Africa - como foi batizada a série de três apresentações que celebravam a unificação da África do Sul com o fim do Apartheid - ganhou oficioso registro audiovisual em VHS porque o show feito pela cantora norte-americana em 12 de novembro de 1994 no Ellis Park, em Joanesburgo, foi transmitido ao vivo pelo canal HBO. Essa gravação ao vivo - nunca reconhecida por Whitney como parte de sua obra oficial - foi editada em DVD no Brasil pela Coqueiro Verde Records em 2010. Decorridos dois anos, a morte súbita da artista motivou a gravadora a correr para reabastecer as lojas nacionais com um CD derivado desse DVD para faturar com a comoção provocada no Brasil e no mundo pela notícia do desaparecimento de Whitney, que saiu de cena abruptamente em 11 de fevereiro, há pouco mais de duas semanas. E o fato é que a edição relapsa e vulgar do CD Concert for South Africa atenta contra a memória da intérprete. Não há sequer os créditos dos compositores das músicas ouvidas no disco. Tampouco há qualquer informação sobre a data e procedência do registro ao vivo. O desleixo é tamanho que até a relação das 13 músicas dispostas na contracapa não condiz exatamente com que o CD reproduz. O medley que junta I Love You, All at Once e Where You Are é creditado sem a primeira das três músicas. Da mesma forma, a participação de Cissy Houston, mãe de Whitney, em Touch the World é omitida neste disco oportunista. Como a qualidade técnica é meramente razoável, o CD Concert for South Africa acaba tendo reduzido até seu valor documental. Uma pena, pois a cantora esbanjou vigor vocal ao interpretar temas como Amazing Grace, clássico da música gospel norte-americana, dedicado por Whitney às crianças da África do Sul. A cantora - primeiro nome a se apresentar na então reunificada África do Sul - parecia feliz nestes shows. Ao discursar antes de cantar Saving All my Love for You, Whitney expressou essa felicidade em palavras, dizendo que estava em casa. Resta torcer para que, no futuro, essa gravação ao vivo seja editada de forma decente, com atenção nos créditos e som remasterizado. Pela forma caça-níquel com que foi posto à venda no Brasil, o CD Concert for South Africa deve ser ignorado pelos (reais) admiradores de Whitney Houston.

Eduardo Cáffaro disse...

Fora a capa que não tem nada a ver, pois essa foto faz parte do Cd de Natal que ela gravou muito tempo depois do show na Africa. Eu ja tinha esse show, pois no mercado livre existem várias copias. A Arista que possui os direitos da gravação original com qualidade de imagem e som, nunca disponibilizou o material. Alias não consigo entender porque uma artista como Whitney que fazia suas melhores performances ao vivo, nunca teve lançado oficialmente CD/DVD ao vivo. Quando tanta gente que nem deveria gravar ao vivo vive fazendo combos por ai !

Pedro Progresso disse...

Eu veria esse cd como um bootleg. Existem muitos assim. A Coqueiro Verde é uma gravadora que se propõe a esses tipos de lançamento. Mas esse em especial parece ser muito mal feito.

Rafael disse...

Ao meu ver, nesse lançamento da Coqueiro Verde, o único intuito deste lançamento é o lucro fácil em cima da diva Whitney. Produção muito mal feita, foto da capa plagiada do encarte de seu CD natalino, qualidade de som péssima e desleixo e carente de informações do mesmo. Nota zero para a Coqueiro Verde para esse lançamento tão desleixado. Também é um absurdo constatar que Whitney não tem um disco ao vivo, como bem disse o Eduardo, por conta de total relapso da gravadora Arista em não ter lançado um disco nesse molde. Por que a gravadora Arista não lança o show desse concerto em CD e DVD em alta qualidade sonora e com fotos do show na época?

Rafael disse...

Tenho particamente toda a discografia dela, me faltando poucas coisas, mas não vou me dignar a gastar meu suado dinheiro em um lançamento vexaminoso como esse. Total bola fora da Coqueiro Verde.

Rafael disse...

Tomara mesmo que esse concerto seja futuramente relançado em alta qualidade sonora e com uma edição decente!!! Os fãs de boa música e de Whitney merecem!

Raul disse...

Prefiro um bootleg mal feito da Withney a um CD original da Karina Buhr

André disse...

A necrofilia da arte!!!!

Rafael disse...

Só quem não entende de boa música pode dizer uma asneira dessas de que a música de Whitney "é a necrofilia da arte". Comentário desagradável e impertinente!

André disse...

Rafael acho que vc não me entendeu, analise melhor o ótimo texto do crítico Mauro Ferreira e relacione a minha frase... o que eu quis dizer é que se aproveitaram da morte da mulher e lançaram trabalhos de qualidade duvidosa, que provavelmente com ela em vida, nunca teriam a sua autorização, por questões de qualidade, ou seja, se aproveitam da sua ausência para faturar, nao importa a qualidade, respeito a arte e ao artista.
Espero que agora tenha ficado claro pra vc!!!

Abs,
André

André disse...

Rafael acho que vc não me entendeu, analise melhor o ótimo texto do crítico Mauro Ferreira e relacione a minha frase... o que eu quis dizer é que se aproveitaram da morte da mulher e lançaram trabalhos de qualidade duvidosa, que provavelmente com ela em vida, nunca teriam a sua autorização, por questões de qualidade, ou seja, se aproveitam da sua ausência para faturar, nao importa a qualidade, respeito a arte e ao artista.
Espero que agora tenha ficado claro pra vc!!!

Abs,
André

Rafael disse...

André,

Entendi agora a explicação. À primera vista, me parecia que a expressão usada havia sido empregada no sentido pejorativo.

Rafael disse...

A artista e sua qualidade técnica e vocal eram perfeitas, não cabendo as pessoas tecerem críticas negativas sobre o seu trabalho... A única coisa péssima e execrável aqui é o lançamento deste CD, feito nestas condições de péssima qualidade e lançado de forma vergonhosa pela Coqueiro Verde pensando apenas e puramente em lucro financeiro.

Denis Gazeta disse...

Eu achei o material gráfico lançado pela Coqueiro Verde bem semelhante a um disco pirata! Nem oficial é, mas vale pela relíquia. Mas concordo com você, Mauro, o som é razoável, nem remasterizado é!
Mas a Coqueiro Verde lança quase nenhum material oficial! Lamentável!

Loccy disse...

Graças a Deus existem gravadoras que lançam bootlegs.

Não há nada mais ao vivo do que um show de bootleg.

Quando as majors resolvem lançar um ao vivo oficial, pode esquecer.

Vão mexer tanto no som que ele vai ficar... perfeito.

Vão ser eliminados todos os defeitos da gravação -- e, junto, toda a graça.

Claro que existem bootlegs bons (com som remasterizado, inclusive, como alguns italianos lançados nos anos 90) e bootlegs ruins (o cara pega um video do youtube e prensa um DVD).

Mas, já que as majors não fazem nada, não lançam nada ao vivo, e seguem vendendo CDs a R$ 30, quando poderiam vender a R$ 10, ou mesmo a R$ 5, o negócio é aplaudir as gravadoras que lançam boots.