Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bret McKenzie vence Brown e Mendes na disputa pelo Oscar de Canção

Ainda não foi dessa vez que o Brasil conquistou seu tão sonhado primeiro Oscar. O compositor neozelandês Bret McKenzie ganhou o Oscar de Canção Original por Man or Muppet, tema do filme Os Muppets. Com sua vitória na 84ª edição do prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em cerimônia realizada no Hollywood and Highland Center na noite de 26 de fevereiro de 2012, McKenzie derrotou Carlinhos Brown, Sergio Mendes e Siedah Garret, o trio que assina o samba-enredo Real in Rio, tema do filme de animação Rio. O trio formado pelos dois brasileiros era o único concorrente de McKenzie, já que a categoria totalizava somente duas indicações. Vale lembrar que a derrota de Brown e Mendes foi a segunda do Brasil na categoria. No Oscar de 1945, Ary Barroso (1903 - 1964) e Ned Washington (1901 - 1976) disputaram - e perderam - o Oscar de Canção Original por conta de sua parceria em Rio de Janeiro, tema da trilha sonora do filme Brazil (1944). Pena!

17 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Ainda não foi dessa vez que o Brasil conquistou seu tão sonhado primeiro Oscar. O compositor neozelandês Bret McKenzie ganhou o Oscar de Canção Original por Man or Muppet, tema do filme Os Muppets. Com sua vitória na 84ª edição do prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em cerimônia realizada no Hollywood and Highland Center na noite de 26 de fevereiro de 2012, McKenzie derrotou Carlinhos Brown, Sergio Mendes e Siedah Garret, o trio que assina o samba-enredo Real in Rio, tema do filme de animação Rio. O trio formado pelos dois brasileiros era o único concorrente de McKenzie, já que a categoria totalizava somente duas indicações. Vale lembrar que a derrota de Brown e Mendes foi a segunda do Brasil na categoria. No Oscar de 1945, Ary Barroso (1903 - 1964) e Ned Washington (1901 - 1976) disputaram - e perderam - o Oscar de Canção Original por conta de sua parceria em Rio de Janeiro, tema da trilha sonora do filme Brazil (1944). Pena!

Maria disse...

Brown, foi o Vasco no Oscar #Vice desculpem mas não poderia perder a piada.

Rafael disse...

Já era de se esperar mesmo que Carlinhos Brown e Sérgio Mendes perdessem o Oscar. Isso só mostra que o Brasil nunca vai ganhar um Oscar e que a maioria dos norte-americanos não gostam mesmo dos brasileiros. Pois até um inimigo declarado dos Estados Unidos, como o Irã, levou um Oscar de filme estrangeiro ontem, argentino já levou antes e 2 vezes com Melhor Filme Estrangeiro, francês levou por Ator, italiano já levou antes por Ator, o Brasil não leva nada. Engraçado que eles cortaram os números musicais, sendo que eram apenas 2 canções que concorriam, mas tiveram tempo para mostrar um espetáculo em torno de 5 minutos do Cirque Du Soleil... E também tiveram tempo, no momento dos indicados de Melhor Ator e Atriz, de gastarem tempo com os atores vencedores do ano passado em um discursinho para inflar o ego dos artistas indicados... Vai entender mesmo esse Oscar e essa Academia de Hollywood.

Rafael disse...

Parece que tem uma barreira anti-Brasil para bloquear qualquer prêmio... Se não houver concorrente para o Brasil em qualquer indicação que seja, os votantes da Academia do Oscar até modificam as regras cancelando a categoria.

Anônimo disse...

É uma pena mesmo saber que o Brasil nunca terá chance com o Oscar...bairristas.

Daทilo disse...

Mauro, me desculpe, mas acho uma humilhação esse papo de "sonhado oscar". Essa é uma festinha blasé, feito por eles e para eles. Bom mesmo é saber que a música de Brown/Sérgio é INFINITAMENTE superior a deles e o pior(ou melhor) é que eles sabem disso.

Márcio disse...

Menos, Rafael, menos. Não existe essa história de que os americanos não gostam de brasileiros. Americanos, envolvidos ou não com o oscar, geralmente gostam de quem lhes proporciona lucros. Daí o prestígio de Carlos Saldanha, talentoso diretor de "Rio". Carlinhos Brown, ganhando ou não o prêmio, abriu muitas portas para seu trabalho apenas com a indicação. A música vencedora eu nunca ouvi inteira, mas me pareceu bem melosa, mais ao gosto geriátrico dos membros da academia.

Rafael disse...

Márcio, não acho que eu esteja falando demais. Independente do Brasil não ter levado o Oscar, é fato que a grande maioria dos estadunidenses (não americanos) não gostam de brasileiros, e digo em várias questões (que não cabem aqui) que não a música de Brown. E "Rio" injustamente não foi indicado a Melhor Animação, sendo apenas indicado com Melhor Canção.

Vitor disse...

Mas o Brasil não ganhou o Oscar com Orfeu?

noca disse...

Que nada,não desprezam a gente não.Apenas sacam que no geral nos é que não nos respeitamos,não damos valor ao que realmente fazemos de bom.Não é eles que tem que nos valorizar não.Sabem mais disso que nos mesmos.

Eduardo Cáffaro disse...

Mesmo assim, Carlinhos Brown é muito mais valorizado fora do Brasil, do que em seu Pais. Seus shows na Europa são lotados com ingressos esgotados com antecedência. Aqui já ouvi chamarem o músico de - Neguinho que se acha ! Independente de ganhar o Oscar, para mim, Brown fez ótimos albuns. Mas que, com excessão de A NAMORADA , nunca tocaram no Brasil. Como já disse Elis : O Brasil não conhece o Brasil.

O blog disse...

Verdade Eduardo. Tenho pena do povo que é manipulado por essa mídia populista que tenta enfiar guela a baixo esse tal de sertanejo no povo. Daniela Mercury, fora do Brasil também é ovacionada. Nem o ganhador do prêmio estava contando com ele e já se dava por perdido. Vai entender, né?

Anônimo disse...

Fiquei feliz que não ganhou.
Apesar de achar o Oscar totalmente mequetrefe é inegável a fascinação que exerce na maioria das pessoas.
Torço para que o primeiro do Brasil saia pra algo melhor que isso.

PS: Cidade de Deus ter perdido, isso sim, é que foi uma lástima.

Anônimo disse...

o correto é: "O BRAZIL não conhece o Brasil"

Rafael disse...

Vítor,

Apesar de Orfeu ser sobre uma história brasileira e ter sido escrito por Vinicius de Moraes, o filme teve uma produção francesa. Portanto o Brasil não levou o Oscar não.

Rafael disse...

Zé Henrique:

Cidade de Deus nem foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro...

Anônimo disse...

Uma pena mesmo foi "Central do Brasil" não ter levado...