Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 17 de abril de 2011

Marisa Monte grava no Rio seu primeiro álbum de inéditas em cinco anos

Arquitetado por Marisa Monte desde o segundo semestre de 2010, com registros seminais de estúdio, o primeiro disco de inéditas da cantora em cinco anos está sendo efetivamente gravado no Rio de Janeiro (RJ). O sucessor de Infinito Particular (2006) e Universo ao meu Redor (2006) tem lançamento previsto para este ano de 2011. Na sequência do lançamento do disco, Marisa Monte - vista em foto de Leonardo Aversa - vai sair em turnê (inter)nacional.

42 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Arquitetado por Marisa Monte desde o segundo semestre de 2010, com registros seminais de estúdio, o primeiro disco de inéditas da cantora em cinco anos está sendo efetivamente gravado no Rio de Janeiro (RJ). O sucessor de Infinito Particular (2006) e Universo ao meu Redor (2006) tem lançamento previsto para este ano de 2011. Na sequência do lançamento do disco, Marisa Monte - vista em foto de Leonardo Aversa - vai sair em turnê (inter)nacional.

Anônimo disse...

Um dos discos que mais espero esse ano - junto com o novo da Nação Zumbi.
Quero ver se ela fica no mais do mesmo tribalista, e morre artisticamente, ou se entra em outra trip.
Boto fé na esperteza - no melhor dos sentidos - da moça.

Anônimo disse...

Que venha logo para nós,seus ouvintes, e para aquelas cantoras poderem copiar suas idéias sempre originais

Diogo Santos disse...

Bem que poderia ser algo diferente de comum " Arnaldo+Brown+Paulinho ".

Tipo um MARISA MONTE canta MONARCO e/ou um voltado totalmente para o publico internacional com novas parcerias com Laurie Anderson,David Byrne,Julieta Venegas,Cesaria Evora,Youssou N'Dour,Bernie Worrell ...

Rhenan Soares disse...

Arrepio só em pensar. Amo Marisa! Li também sobre uma possível turnê de 5 apresentações com a Orquestra Sinfônica Brasileira, que já teve autorização do MinC para a captação de recursos.
Que saia o quanto antes o CD e a(s) turnê(s)! Saudade mata a gente...♪

Eduardo Cáffaro disse...

porque será que MM deixa intervalos tão grandes entre seus albums ? Já estava na hora né ?
E vamos torcer para que o próximo DVD seja do show completo e não como o documentário chato do ultimo dvd com apenas 9 musicas da turne.

Eduardo - abc

KL disse...

Está linda essa boca de Gal Costa. É uma pena que a própria Gal Costa tenha se esquecido de que ela, sim, é que foi a original.

Vitor disse...

Nada de parecerias internacionais. Marisa internacional é muito chata, que venha algo bem brasileiro

Pensiero disse...

Nada de Gal. Marisa está anos-luz a frente... não é "só" cantora. O que Marisa Monte se transformou vai muito além de onde parou Gal Costa.

Tudo foi feito ... disse...

Gal sempre Gal. A Gal sempre esteve na frente. A Marisa sabe disso. O que elas fazem hj a Gal já fez há muito tempo...
Que venha o novo da Marisa e o novo da Gal. Afinal a Marisa é fã da Gal declaradamente. Como a própria Gal já disse "Eu sou a cantora mais cobrada da MPB". Por que será né ???

KL disse...

Infelizmente, Gal Costa não foi digerida por nenhuma de suas "seguidoras" ou "imitadoras". O último disco realmente bacana da baiana - assim como de várias de sua geração - é o de 1979. Agora "agradeçam" a Marisa o fato de ter gestado Roberta Sá, por exemplo, tão vibrante quanto uma placa de isopor. E por aí vai a "emepobrê", com uma curiosa safra de autores-cantores, cujas letras tentam vender literatice como se fosse Literatura.

Diogo Santos disse...

Algo bem brasileiro ?
Tipo choros,cirandas,tambor de crioula,ijexás,samba de roda,toadas,aboios e afins ?

E como fiacariam aquelas cantoras que vivem a copiar suas idéias sempre originais ?

Daทilo disse...

Marisa demora tanto tempo pra lançar discos que quando eles vem, são recebidos com salvas de canhão. A espera é cansativa, mas faz parte do charme dela. Menos canções da tríade: arnaldo/marisa/brown são fundamentais nesse momento, mas o que vier é lucro, afinal são 5 anos de escassez.

Unknown disse...

Que me desculpem as outras cantoras mas Marisa é TOP! É, de fato, a mais representativa cantora do Brasil. Depois de "O Mistério do Samba" minha admiração se tornou tamanha que é até difícil explicar.
Salve Salve a Rainha!!

Flávio disse...

Para mim, o pior problema de Marisa Monte é também querer ser compositora. Suas músicas são chatas, à exceção de uma ou outra. Mesmo algumas que fizeram sucesso são bem cansativas.

Flávio

Tudo foi feito ... disse...

Espero que ela melhore a dicção. Tomara que a gente entenda o que ela canta. Porque tem palavras que a Marisa Monte fala que é impossível compreender. Bons exemplos Busy Man, Vilarejo etc...
Fica dificil, é sofrivel. Gal Costa, Elis Regina, Jussara Silveira nunca tiveram esse problema. A Marisa Monte tem uma voz bonita, fez canto séculos e ainda apresenta esse grave problema. É uma pena. 20 anos de carreira e não conseguiu melhorar. Grandes cantoras são essas citadas acima, isso sim. Professoras, nasceram prontas, podem até escorregar na escolha de respertório mas nunca no canto, jamais.

KL disse...

Flávio, até que enfim achei alguém que pensa da mesma forma que eu. E vou mais além: com essa onda de cantora que "compõe", praticamente se reduz a zero a chance de revelar um novo compositor, como aconteceu com Nara Leão, por exemplo, que lançou Chico Buarque, Sidney Miller, Paulinho da Viola, ou Elis, que lançou Milton Nascimento, Renato Teixeira e Belchior, entre outros. E, se não lançaram, fizeram muito para que os nomes deles fossem conhecidos. Quantas cantoras novas exclusivamente cantoras existem hoje? Isso é grave, mas em tempos de egocentrismo, autorreferência e poses blasé...

Anônimo disse...

KL, não é só vc e o Flávio que acham isso. Muitos, inclusive eu, tb acham.
Agora, problema de dicção?!?!
É cada uma.
Quanto ao lance dos compositores não serem mais lançados, não vejo problema nenhum nisso. Os compositores hoje em dia cantam.
Aliás, todos os citados por vc, KL, lançaram discos como intérpretes.
Desde João Gilberto que não se precisa dá um dó de peito pra ser cantor.
Amém!

KL disse...

Zé Henrique,
Até o meu comentário, não conhecia ninguém que considerasse primária a atuação de Marisa e afins como compositora. Em relação ao que Flávio disse sobre dicção, está certíssimo, mas acredito que o fato seja prejudicado pela péssima qualidade das letras, algumas inclusive com vários erros de paralelismo semântico e de prosódia (exemplo: "Meu coração é um muscúlo (sic)involuntário", em vez de "músculo", coisas que um grande letrista jamais permitiria. Sem falar na pobreza de frases como "bala juquinha, algodão doce e manjar", "seu lado, seu telhado" etc. Até um disco infantil mediano tem mais maturidade do que isso.
Em relação ao lançamento de novos compositores, para saber da gravidade da situação, tente compor alguma coisa e entregar a uma delas para apreciar. Vão jogar no lixo sem ouvir. Por sua vez, tente convencer alguma "gravadora" atual de que você tem talento, que vão bater o telefone na sua cara. A situação é esta, e quem disser que é assim mesmo não sabe quem foi Aloysio de Oliveira, Roberto Quartin, por exemplo, que, contra tudo e contra todos, apostaram em (e lançaram) esses ilustres desconhecidos na época: João Gilberto, Nara Leão, Eumir Deodato, Quarteto em Cy, Ivan Lins, Pery Ribeiro e Nana Caymmi entre dezenas de grandes nomes.

Pensiero disse...

kkkkkkkkkkkkk
Marisa é foda!! Não adianta... o trono é dela há mais de 20 anos.

Diogo Santos disse...

MM já declarou que cuida mais da melodia do que das letras quando compõe em parceria ( e olha que já compôs com Adriana Calcanhotto,Moraes Moreira,Paulinho da Viola, Mauro Diniz ... ). Acho as canções A SUA e GENTILEZA - composições SÓ dela - lindas além de suaves e sentimentais. Alem do quê Maria Bethânia,Ney Matogrosso,Cassia Eller,Cidade Negra,Rita Lee,Chico Cesar,Daniela Mercury,Renata Arruda entre outros já registraram canções dela ...

Diogo Santos disse...

Dicção ... composições ...internacionalização ...só faltam falar que ela conduz pessimamente sua carreira e que gravadora deveria interferir e blá,blá,blá ...

Anônimo disse...

KL, vc tá nessa - de se aborrecer com os paralelismos semânticos e prosódias da vida?
Até o Pasquale que dava aula na TV usando bastante música relevava erros parecidos.
Música não é prova de português, cara!!!
Música é pra se ouvir(e sentir) com a alma, não com a gramática do lado.
Cartola certa vez - me esqueci qual samba - escreveu "premeia".
Os idiotas da objetividade cairam de pau e ele nunca mais cantou tal samba. Se eu fosse ele cantava PREMEIA mesmo, em alto e bom som.
A única utilidade de uma gramática pra música é escorar um banquinho torto pra se tocar o bendito violão.
Quantos aos nomes - alguns bem enjoadinhos - que o Aloysio e Roberto lançaram, ora, a Terra gira a sei lá quantos quilômetros por hora...
Eu acho ótimo que cantore(a)s tb façam suas músicas.
Uns bem, outros mal... Acho muito bom que se expressem além da voz.

PS: Uma dúvida. Quando se usa Senão ou Se não. Eu sempre erro.
Grato pela resposta. :>)

Flávio disse...

Zé Henrique, a resposta é longa e, sem prática, as dúvidas nunca cessam de vez. É preciso procurar nas gramáticas.
Duas dicas que me vêm agora à cabeça: 1. quando representa um substantivo, escreve-se "senão". Ex.: O único senão é a persistência de Marisa em compor;
2. quando vc puder trocar por "caso contrário", escreve-se "se não". Ex.: É melhor que cante músicas de outros compositores, se não teremos mais um álbum parecido com os demais.

Flávio

Anônimo disse...

Ahahahahahhahah
Flávio, gostei da dica e do humor.
Valeu.

PS: A Marisa pode melhorar como compositora, ora essa.
Torço pela moça, ela merece e tem crédito - por tudo que já fez, inclusive pelo samba que tanto gosto.

Abraço

KL disse...

Zé Henrique,

Erros gramaticais não são - e jamais serão - irrelevantes, a não ser para o ex-presidente, que se orgulha de ter chegado ao topo sem estudar. Uma boa letra de música dificilmente derrapa na prosódia e não comete as barbaridades cada vez mais comuns hoje, e tidas como "licença poética". Cartola, inteligentíssimo que era, fez bem em não divulgar a pedrada, que certamente arraria as pérolas do seu colar musical. E o erro gramatical, geralmente, vem associado à incompetência Literária. Os nomes por mim citados, até 1979, ainda não foram superados por nenhum dos que surgiram de 1982 para cá. "Chatinhos" (palavras suas) ou não, eles são inclusive mitos mundiais, ao contrários dos hippies de butiquem cujas "músicas" ninguém regrava e o amador nem se atreve a tocar tais "criações" no piano ou no violão. Se quiser medir o status artístico de um determinado compositor, é só contar quantas vezes uma detaerminada canção foi regravada. Aí, sim, saberemos quem é quem. O resto é autopromoção e pose falsamente cult, tudo para enganar a plateia alienada. Felizmente, descartei sem nenhum remorso tudo o que eu tinha em cd gravado a partir de 1989. Até o ar do apartamento ficou mais leve, uma maravilha.

Anônimo disse...

Kl, discordo de todos os seus conceitos - vc parece um talibã da MPB -, mas não vou argumentar pois sei que não adianta.
O apartamento pode até ter ficado mais leve, mas vc tá pesado, cara.
Pré 79 eu recomendo Jorge Ben - Tábua de Esmeraldas - e pós um Chico Science - Afrociberdelia - pra aliviar sua alma.
Como diria Rita lee: Dance(nas idéias tb) pra não dançar.

Abraço

KL disse...

Zé Henrique,

Coincidentemente, "Afrociberdelia" (do qual gosto bastante por sinal) foi o descartado mais recentemente. Quanto a Jorge Ben, não sómente "Tábua" como quase tudo dele até 79 é excelente. Ah, e por falar em JB, lembrei de uma gravação legal de MM: a remake de "Balança, Pema". Em tempo, o show de estreia dela - com Ed Motta e Nouvelle é o único trabalho realmente bom e original. Depois disso, é só o blablablá new age world music inconsequente de "beija eu, beija eu, beija eu (sic) etc".

Tudo foi feito ... disse...

Parabéns KL e Flávio, vcs mandaram bem, é sofrivel dar crédito p/ quem cita que o único disco bom de Gal Costa foi o Fatal. Fico me perguntando, onde estaria essa pessoa quando Gal fez o deslumbrante "O Sorriso do Gato de Alice" ? Fora do planeta Terra, com certeza é a única resposta que me vem a cabeça. Só p/ citar um exemplo, que fique bem claro. A própria Marisa Monte já declarou abertamente ser louca pelo trabalho de Gal Costa, sua cantora, sua diva preferida até hoje.
Abraços.

Anônimo disse...

Gosta bastante(Afrociberdelia) e mesmo assim descartou?!
Deixa esses dogmas talibãs pra lá, cara!
Nem do Cor de Rosa e Carvão vc gosta?
Vc gosta realmente de música?!
Rei, vc falou de mim?
O período que gosto da Gal é o tropicalista mesmo e o Fa-Tal é o melhor dele.
Vc se magoou com isso?
Mauro, teve rebelião no Pinel? :>)

PS: Quando a Gal fez O Sorriso do Gato de Alice eu tava sorrindo pra Alice, por isso não ouvi.

Pra mim deu, um abraço!

KL disse...

Zé Henrique,

Em relação ao "descarte" de "Afrociberdelia": é bom trabalho, mas não é daqueles discos que se ouvem várias vezes sem cansar. Isso só acontece, para mim, quando é muito original ou tão simples que beire ao singelo. E não é o caso de nada que foi produzido no Brasil desde 1982, pois, a partir daí, praticamente tudo esteve sob a égide do pop comercial de quinta categoria. Na época do "Cor de rosa e carvão" (título bem pretensioso por sinal), eu gostei de algumas coisas, mas não dá para levar a sério canções que falam "sem botão do tempo no topo no chão/seu horário nunca é cedo/se eu esondo a minha olheira/é pra colher amor/se ela tem janela/inclino em cerca de atenção". Quem tem coragem de gravar isso, sinceramente, não quer ser levado a sério.
Bem longe do talibã, quando alguém me pergunta se eu gosto de música ou se eu sou músico, eu respondo que sou a Música. Mas isso aí já é outro assunto.
Em relação ao supracomentário sobre ex-Gal, ela (assim como praticamente toda a turma) só fez disco realmente bom até 1979. Do "Plural" só se salva "Nua Ideia", e acho "O Sorriso do Gato de Alice" ora pesado, ora estridente. Ouçamos por exemplo uma faixa de Gil que começa com "diz o I-Ching", que serviria para torturar os presos políticos da base de Caetánamo.

Ricardo Manhães Filho disse...

Eu também acho as letras da Marisa bem porcas, mas não concordo em relação à dicção, não acho que esse seja o problema. O problema, de fato, é o estágio que o timbre dela foi alcançando de acordo com os anos. Ela se preocupou tanto em atingir um ótimo nível técnico vocal, que seu timbre foi se tornando chato e cansativo, extremamente lírico, sendo que ela ainda não consegue unir esse lirismo às palavras que canta. Vou aguardar o álbum, mas me junto a vocês no desejo de que o álbum não tenha mais a tríade...

Tudo foi feito ... disse...

Escrever que a Gal só fez bons trabalhos até 1979 só me faz pensar que as pessoas estavam fora do planeta terra depois disso. Plural é magnífico, irretocável, uma obra de arte. Gal Costa fez trabalhos importantíssimos na década de 90, alguns exemplos, Mina Dágua do meu canto, O sorriso do gato de alice, Gal 92 (esse entao é sublime), Aquele Frevo Axé e por aí vai. Alguns trabalhos dessa época tem coisas até melhores do que alguns trabalhos até o citado 1979. Eh cada uma que temos que ler. Gal Costa é uma das maiores cantoras do mundo, única, voz única, um orgulho que nós brasileiros temos que ter. Foi aqui no Brasil que nasceu uma das mais belas vozes mundo. O que eu acho mais bacana de tudo isso é que a própria MARISA MONTE concorda comigo. Resumindo: Eu e a Marisa temos o mesmo pensamento, é a nossa cantora preferida. Pergunta pra Marisa o que ela acha do trabalho Plural !
Abraços
Tudo de melhor p/ os novos trabalhos de Marisa Monte e Gal Costa, é isso que eu desejo para as duas.

Pensiero disse...

Marisa nunca disse que Gal era sua cantora favorita e sim que é uma das suas influencias..

Cássia disse...

Marisa Monte é a maior cantora (viva) deste país e ponto final.

KL disse...

Embora a partir de meados dos anos 1980 Gal Costa cometa um equívoco após o outro, inclusive do ponto de vista da (má) empostação vocal, uma única faixa - como a desalterante "Lágrimas Negras", por exemplo - é melhor do que a obra completa de Marisa Monte. Infelizmente, a primeira fechou-se em si e continua cercada de péssima assessoria artística. E é impressionante como ninguém consegue resgatá-la do marasmo. Até desafinação, o que parecia impossível, já se pode perceber em show e disco. Quanto à segunda, a julgar pela foto, vem aí mais um manifesto contemporâneo ao vazio e à depressão "de luxo".

Unknown disse...

O que me chama atenção positivamente em Marisa Monte é que ela não acha que está pronta. Em suas últimas entrevistas, no período de lançamento do último DVD, revela que ainda está a procura de sua identidade e que se sente muito nova e pronta para experimentar. Isso é muito bom. Ela sabe que tem capacidade suficiente para continuar propondo coisas novas. Se ela se perdeu em algum momento (eu acho pessoalmente que não) é por busca e inquietação.
O defeito de Gal é pensar já ter feito muito. Pena..
Sempre tem algo a mais a se fazer e a se propor.

Cássia disse...

Gal é fria, técnica demais, seus shows são frios, sem emoção! Se for para comparar, prefiro a Bethânia, que é visceral. E Marisa tem a voz mais versátil e bela de todas.

KL disse...

Marcelo,

São 22 anos de carreira, e MM vai ficar pronta quando? A diferença gritante entre ela e Gal Costa é que a discografia de GC, até 79, tem substância e conteúdo suficientes para que ela parasse a carreira ali mesmo, antes de derrapar em equívocos sucessivos de voz, arranjos e repertório. Já Marisa só fez, realmente, um único álbum interessante, que foi o de estreia.
E, se MM está mesmo disposta a abrir-se, que esqueça Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes & afins, por exemplo, e anuncie em seu Twitter que está recolhendo canções de autores novos, procedimento que todas as (verdadeiras) grandes divas sempre fizeram. Porque esse negócio infantil de "bala Juquinha" é doce demais e enjoa fácil.

KL disse...

Cássia,

Gal atualmente está sem técnica nenhuma: a voz está anasalada e esganiçada, bastante diferente da forma como ela emitia as notas até o final dos anos 1970, com seu agudo doce e encantador. Com o passar dos anos, o processo inverteu-se, e o que era prazer, em minha opinião, hoje é incômodo.
Em tempo: técnica bem empregada é essencial a qualquer cantor que se preze. Nesse sentido, Elis Regina ainda reina absoluta e insuperável.

Tudo foi feito ... disse...

Elis morreu com 36 anos, não há como saber se ela estaria bem hoje. Volto a repetir, eu não sei onde as pessoas estavam depois 1979. Vou dar um pequeno exemplo do que é Gal Costa depois de 1979: Assistam o DVD do Tom Jobim / Los Angeles, alí há um registro de uma cantora PERFEITA, com uma voz PERFEITA, com uma beleza e emoação PERFEITAS, uma decáda depois desse tão falado até 1979, esse é um pequenino exemplo, pq se formos citar o restante, aí vai um post gigante. É cada uma que temos que ler, cada absurdo.

Unknown disse...

Eu considero "O Bonde do Dom" e "Vilarejo" as melhores canções da Marisa, e elas estão justamente nos dois últimos discos. Penso que essas composições são ricas e tem qualidade, e que a voz de Marisa está cada vez melhor.
Sinceramente, acho que "estar pronto" não existe.
Marisa tem inúmeras influências, ela pode cantar "bala juquinha" sem medo porque todos sabem que ela é capaz de cantar "bess, you is my woman now" e "dança da solidão". Ela não faz SÓ isso. Ela faz TAMBÉM.
No fundo, acho que muita coisa é questão de gosto.