Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 26 de abril de 2011

Joia Moderna relança em junho '...Maravilhosa', álbum 'cult' de Wanderléa

Em 1972, após momentânea saída de cena por conta de problemas pessoais, Wanderléa assinou contrato com a gravadora Philips e deu o primeiro passo em direção a uma imagem e a um som mais adultos com a gravação do álbum ... Maravilhosa, lançado naquele mesmo ano pelo selo Polydor. Foi a primeira tentativa da Ternurinha de se dissociar do pueril e limitador universo musical da Jovem Guarda. Decorridos 39 anos, ... Maravilhosa volta ao catálogo já com aura cult. A reedição do álbum integra o segundo lote de lançamentos da Joia Moderna, a gravadora especializada em cantoras aberta pelo DJ Zé Pedro no início deste ano de 2011. A oportuna reedição de ...Maravilhosa chega às lojas em junho com libreto que apresenta fotos e textos inéditos sobre o disco e o show homônimo. Em trabalho renovador, Wanderléa foi do iniciante Hyldon (Vida Maneira e Deixa) a Gilberto Gil (Back in Bahia), passando por Assis Valente (Uva de Caminhão) e por Jorge Mautner (Quero Ser Locomotiva).

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1972, após momentânea saída de cena por conta de problemas pessoais, Wanderléa assinou contrato com a gravadora Philips e deu o primeiro passo em direção a uma imagem e a um som mais adultos com a gravação do álbum ... Maravilhosa, lançado naquele mesmo ano pelo selo Polydor. Foi a primeira tentativa da Ternurinha de se dissociar do pueril e limitador universo musical da Jovem Guarda. Decorridos 39 anos, ... Maravilhosa volta ao catálogo já com aura cult. A reedição do álbum integra o segundo lote de lançamentos da Joia Moderna, a gravadora especializada em cantoras aberta pelo DJ Zé Pedro no início deste ano de 2011. A oportuna reedição de ...Maravilhosa chega às lojas em junho com libreto que apresenta fotos e textos inéditos sobre o disco e o show homônimo. Em trabalho renovador, Wanderléa foi do iniciante Hyldon (Vida Maneira e Deixa) a Gilberto Gil (Back in Bahia), passando por Assis Valente (Uva de Caminhão) e por Jorge Mautner (Quero Ser Locomotiva).

wagner vall disse...

Como se não bastasse a importância histórica deste álbum e seu relançamento, ainda podemos apreciar esta capa original e SENSACIONAL! ABSURDA! É pra ter correndo!

Tiago disse...

Esse disco é ótimo!!

lurian disse...

Além desse, temos também outro cult da ternurinha: o cult "Vamos que eu já vou" gravado com Egbeto Gismonti, onde Wandeca lançou oficialmente a iniciante Fátima Guedes com a canção Bicho medo.

Anônimo disse...

Essa capa é mesmo invocada!
Nesse disco ela - ao que parece - só gravou fera, hein!

Roberto de Brito disse...

Wanderléa fez 04 grandes discos na década de 70: "Maravilhosa" (1972), "Feito Gente" (1975), "Vamos que eu já vou" (1977) e "Mais que a Paixão" (1978). "Vamos que eu já vou" saiu em cd na séie Odeon 100 anos e" Mais que a Paixão" na coletânia Série Bis. Espero que Feito Gente também ganhe reedição em cd. Além de ter sido o único gravado ao vivo, o seu repertório traz pérolas de Gonzaguinha, Joyce, Gilberto Gil, João Donato, Sueli Costa, Luiz Melodia, Hermínio Bello de Carvalho, Jorge Mautner e Walter Franco.

Alexandre Siqueira disse...

Espero que esse selo consiga lançar raridades da MPB que todos sabemos que existem, mas que as gravadoras jamais lançaram, como gravações integrais de shows de Bethânia e Gal, só pra ficar com dois exemplos.

KL disse...

Original, ousado, comovente, tudo isso e mais um pouco. "Uva de Caminhão" e "Casaquinho de Tricô", hits de Carmen Miranda, detonam todas as regravações posteriores. Álbum revolucionário e verdadeiramente cult (o show foi apresentado na Galeria Alaska, famoso reduto gls no Rio dos anos 70).
Para desbancar falsas divas de momento, que mal sabem cantar e, ainda por cima, querem compor.

ricardo disse...

demorow...Zé Pedro, queremos o feito Gente também...