Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 1 de janeiro de 2011

Disco com cinco inéditas de Ivone e Délcio espera edição comercial em 2011

 Lançado no último trimestre de 2010 com distribuição dirigida basicamente a formadores de opinião, o disco Bodas de coral no samba brasileiro - que festeja com atraso os 35 anos da parceria de Ivone Lara com Délcio Carvalho - entra em 2011 ainda à espera de edição comercial. Patrocinado pelo projeto Natura Musical e dirigido por Mario Lago Filho, sob a produção e arranjos de Paulão Sete Cordas, o disco tem título já defasado pelo fato de a parceria ter se iniciado em maio de 1972 e, portanto, já caminhar para os 39 anos. Contudo, o valor documental do CD é alto porque, entre suas 15 faixas, há cinco composições nunca registradas em disco. Os títulos inéditos são Nem é preciso falar, O tempo passou, Ainda baila no ar, A festa e Sol de verão. Três das cinco inéditas - Nem é preciso falar (tema que traz Paulinho Carvalho na coautoria), O tempo passou (belo samba que exala o otimismo melancólico recorrente na obra da dupla) e Sol de verão - são ouvidas na voz de Délcio na gravação ao vivo captada em 21 e 22 de março de 2008 em shows feitos pelos sambistas no Theatro Municipal de Niterói (RJ). As outras duas inéditas, A festa e Ainda baila no ar, foram gravadas em estúdio em 2010 nas mesmas sessões em que os takes ao vivo foram retocados. De levada levemente amaxixada, A festa ganhou as vozes de Alcione e Mart'nália. Já Ainda baila no ar - samba belo e melancólico assinado também por André Lara e à altura da produção áurea da dupla - é ouvido em dueto de Dudu Nobre com Wilson das Neves. Uma terceira faixa de estúdio - o medley que agrega Sonho meu e Acreditar, gravado com a Velha Guarda do Império Serrano - também integra o repertório de Bodas de coral no samba brasileiro. Espera-se que a proximidade dos 90 anos de Ivone Lara, a serem festejados em 13 de abril de 2012, motive alguma gravadora a editar o disco de forma comercial - de preferência, com outra capa e outro título - para que se possa ouvir os cinco títulos semi-inéditos da nobre parceria.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Lançado no último trimestre de 2010 com distribuição dirigida basicamente a formadores de opinião, o disco Bodas de Coral no Samba Brasileiro - que festeja com atraso os 35 anos da parceria de Ivone Lara com Délcio Carvalho - entra em 2011 à espera de edição comercial. Patrocionado pelo projeto Natura Musical e dirigido por Mario Lago Filho, sob a produção e arranjos de Paulão Sete Cordas, o disco tem título já defasado pelo fato de a parceria ter se iniciado em maio de 1972 e, portanto, já caminhar para os 39 anos. Contudo, o valor documental do CD é alto porque, entre suas 15 faixas, há cinco composições nunca registradas em disco. Os títulos inéditos são Nem É Preciso Falar, O Tempo Passou, Ainda Baila no Ar, A Festa e Sol de Verão. Três das cinco inéditas - Nem É Preciso Falar (tema que traz Paulinho Carvalho na co-autoria), O Tempo Passou (belo samba que exala o otimismo melancólico recorrente na obra da dupla) e Sol de Verão - são ouvidas na voz de Délcio na gravação ao vivo captada em 21 e 22 de março de 2008 em shows feitos pelos sambistas no Theatro Municipal de Niterói (RJ). As outras duas inéditas, A Festa e Ainda Baila no Ar, foram gravadas em estúdio em 2010 nas mesmas sessões em que os takes ao vivo foram retocados. De levada levemente amaxixada, A Festa ganhou as vozes de Alcione e Mart'nália. Já Ainda Baila no Ar - samba belo e melancólico assinado também por André Lara e à altura da produção áurea da dupla - é ouvido em dueto de Dudu Nobre com Wilson das Neves. Uma terceira faixa de estúdio - o medley que agrega Sonho Meu e Acreditar, gravado com a Velha Guarda do Império Serrano - também integra o repertório de Bodas de Coral no Samba Brasileiro. Espera-se que a proximidade dos 90 anos de Ivone Lara, a serem festejados em 13 de abril de 2011, motive alguma gravadora a editar o disco de forma comercial - de preferência, com outra capa e outro título - para que se possa ouvir os cinco títulos inéditos da nobre parceria.

Danilo disse...

Mauro, e a resenha do DVD do Marcelo Camelo?

Marcelo Barbosa disse...

Tomara Mauro! Faço votos pra que isso aconteça e aproveito o espaço para fazer campanha aqui também para darem as flores em vida a Dona Ivone. O mundo do samba, mais precisamente as escolas de samba ou o próprio Império Serrano nos deve um enredo sobre Dona Ivone Lara.
Ela é o próprio enredo vivo e não é admissível que seja ignorada. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Pra se ter uma idéia teremos homenagem aos Mamonas Assassinas no sábado, Vinícius de Moraes, Roberto Carlos, Maria Clara Machado,.... e os sambistas renegando os seus! ACORDEM! DÊEM AS FLORES EM VIDA A PRIMEIRA MULHER A COMPOR SAMBA-ENREDO!

Rafael disse...

Mauro, POR FAVOR, responda a minha pergunta... Onde encontro esse disco novo da Ivone para comprar??? Já revirei a net toda e nada encontrei... É uma sacanagem tamanha nenhuma gravadora ainda ter lançado esse disco, sendo eu grande fã da cantora... Por quê somente os críticos musicais podem ter o privilégio de terem esse disco??? Bem que o DJ Zé Pedro e a sua nova gravadora Jóia Moderna poderiam (e deveriam) se habilitar a lançar esse disco no mercado fonogárafico... Você saberia dizer se há alguma previsão dele ser lançado por alguma gravadora?