Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 30 de abril de 2011

Ao pilotar 'All You Need Is Now', Ronson repõe Duran na boa rota original

Resenha de CD
Título: All You Need Is Now
Artista: Duran Duran
Gravadora: Tape Modern / Lab 344
Cotação: * * * 1/2

Em 2007, ao gravar o álbum Red Carpet Massacre, o Duran Duran se associou a Timbaland e a Justin Timberlake para (tentar) se reposicionar na cena pop contemporânea. Apesar do relativo êxito da boa balada Falling Down, gravada com os vocais de Timberlake, o disco resultou pífio. Quatro anos depois, o grupo britânico volta ao mercado fonográfico com álbum pilotado por ninguém menos do que Mark Ronson, produtor de incensados discos de Amy Winehouse e Lily Allen. Desta vez, não houve a busca insana por sons mais modernos. Décimo-terceiro álbum de estúdio do Duran, recém-lançado no Brasil pelo antenado selo Lab 344, All You Need Is Now surpreende positivamente ao repor o grupo em sua trilha original. Por mais que tenha timbres eventualmente mais contemporâneos, sobretudo na faixa-título, All You Need Is Now poderia ter sido perfeitamente lançado nos anos 80, década áurea do tecnopop que consagrou o Duran Duran e enquadrou o grupo no escaninho dos New Romantics. Leave a Light on, Blame the Machines e Girl Panic! são temas extremamente fiéis ao espírito da discografia inicial da banda. Safe (In the Heat of the Moment) se diferencia um pouco por conter o rap de Ana Matronic (das Scissor Sisters), mas não destoa do repertório deste primeiro álbum independente do Duran. E, para quem gosta de baladas, Being Followed e a especialmente bonita The Man Who Stole a Leopard (com a adesão dos vocais de Kelis) cumprem bem a função dentro de repertório que soa coeso. Aliás, a contribuição de Ronson não se estende à produção que respeita as tradições do Duran. Ele é parceiro dos músicos em seis das 14 faixas. Entre elas, A Diamond in the Mind, uma quase-vinheta tocada com cordas. E o fato é que, lá pelo fim do disco, ainda se ouve faixas razoavelmente interessantes como Runway Runaaway. Enfim, quando o fim já parecia estar próximo por conta de uma série de álbuns equivocados, o Duran Duran recupera o fôlego com este vintage All You Need Is Now.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 2007, ao gravar o álbum Red Carpet Massacre, o Duran Duran se associou a Timbaland e a Justin Timberlake para (tentar) se reposicionar na cena pop contemporânea. Apesar do relativo êxito da boa balada Falling Down, gravada com os vocais de Timberlake, o disco resultou pífio. Quatro anos depois, o grupo britânico volta ao mercado fonográfico com álbum pilotado por ninguém menos do que Mark Ronson, produtor de incensados discos de Amy Winehouse e Lily Allen. Desta vez, não houve a busca insana por sons mais modernos. Décimo-terceiro álbum de estúdio do Duran, recém-lançado no Brasil pelo antenado selo Lab 344, All You Need Is Now surpreende positivamente ao repor o grupo em sua trilha original. Por mais que tenha timbres eventualmente mais contemporâneos, sobretudo na faixa-título, All You Need Is Now poderia ter sido perfeitamente lançado nos anos 80, década áurea do tecnopop que consagrou o Duran Duran e enquadrou o grupo no escaninho dos New Romantics. Leave a Light on, Blame the Machines e Girl Panic! são temas extremamente fiéis ao espírito da discografia inicial da banda. Safe (In the Heat of the Moment) se diferencia um pouco por conter o rap de Ana Matronic (das Scissor Sisters), mas não destoa do repertório deste primeiro álbum independente do Duran. E, para quem gosta de baladas, Being Followed e a especialmente bonita The Man Who Stole a Leopard (com a adesão dos vocais de Kelis) cumprem bem a função dentro de repertório que soa coeso. Aliás, a contribuição de Ronson não se estende à produção que respeita as tradições do Duran. Ele é parceiro dos músicos em seis das 14 faixas. Entre elas, A Diamond in the Mind, uma quase-vinheta tocada com cordas. E o fato é que, lá pelo fim do disco, ainda se ouve faixas razoavelmente interessantes como Runway Runaaway. Enfim, quando o fim já parecia estar próximo por conta de uma série de álbuns equivocados, o Duran Duran recupera o fôlego com este vintage All You Need Is Now.

Luca disse...

faço aqui a mesma pergunta que fiz no post do Nenhum de Nós: eles ainda existem????

Paula (Badazizi) disse...

Oi Luca... vc sabe que o seu post irá gerar diversos comentários com mil e uma explicações sobre o fato do Duran Duran ainda existir, pois SIM eles ainda existem... Então faça o seguinte: se vc algum dia achou o som deles interessante, compre o novo CD que certamente não irá se arrepender... Depois vc vem contar aqui o que achou... Abs!

Adriane disse...

O Duran Duran voltou com força total, resgatou a sua sonoridade e a consequência disso é o ótimo All You Need is Now!!!

Matheuz Catrinck disse...

Esse álbum do Duran Duran ta demais! Me impressiona o fato de que, mesmo com 30 anos de carreira, uma banda parece tão moderna! Demais! Dessa vez, eles ignoraram o fator comercial, o álbum não é inconstante. Todas as músicas são de alto nível! Coisa que o Duran Duran precisava fazer, mostrar que não são uma banda só de Singles! All You Need Is Now é surpreendente!