Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Energia redime (mais um) disco ao vivo do Pearl Jam, 'Live on Ten Legs'

Resenha de CD
Título: Live on Ten Legs
Artista: Pearl Jam
Gravadora: Island / Universal Music
Cotação: * * * 1/2

Nas lojas do exterior a partir desta segunda-feira, 17 de julho de 2011, Live on Ten Legs pode muito bem ser apresentado como o sétimo álbum ao vivo do Pearl Jam em 20 anos de carreira fonográfica. Entretanto, se entrarem na conta os sucessivos CDs ao vivo lançados pelo grupo norte-americano na série Official Bootlegs, entre 2000 e 2010, a discografia ao vivo da banda já teria centenas de registros de shows. Sendo assim, qual o sentido de pôr nas lojas mais um álbum ao vivo que vai ser pirateado virtualmente como todo lançamento? A rigor, não há um sentido para Live on Ten Legs que não seja celebrar os 20 anos de vida do grupo, ícone do grunge da década de 90. Mas a energia de temas como World Wide Suicide (2006) e Animal (1993) - capturada pelo técnico de gravação John Burton e preservada na mixagem pelo engenheiro de som Brett Eliason - redime Live on Ten Legs, cujo título alude ao primeiro álbum ao vivo do Pearl Jam, Live on Two Legs, editado em 1998. O repertório é formado por 18 números captados nas turnês feitas pelo grupo entre 2003 e 2010. Entre singles como Alive (1991), Jeremy (1991), Spin the Black Circle (1994) e Nothing as It Seems (2000), o Pearl Jam faz covers de temas do grupo inglês Public Image Ltd. (Public Image) e de Joe Strummer & The Mescaleros (Arms Aloft). Por mais que uma certa burocracia já seja quase inevitável quando um grupo completa 20 anos na estrada, Live on Ten Legs - mesmo soando redundante para quem já ouviu os muitos discos ao vivo oficiais e piratas de Eddie Vedder e Cia. - mostra que a chama do Pearl Jam (ainda) não se apagou duas décadas depois da explosão do grunge.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Nas lojas do exterior a partir desta segunda-feira, 17 de julho de 2011, Live on Ten Legs pode muito bem ser apresentado como o sétimo álbum ao vivo do Pearl Jam em 20 anos de carreira fonográfica. Entretanto, se entrarem na conta os sucessivos CDs ao vivo lançados pelo grupo norte-americano na série Official Bootlegs, entre 2000 e 2010, a discografia ao vivo da banda já teria centenas de registros de shows. Sendo assim, qual o sentido de pôr nas lojas mais um álbum ao vivo que vai ser pirateado virtualmente como todo lançamento? A rigor, não há um sentido para Live on Ten Legs que não seja celebrar os 20 anos de vida do grupo, ícone do grunge da década de 90. Mas a energia de temas como World Wide Suicide (2006) e Animal (1993) - capturada pelo técnico de gravação John Burton e preservada na mixagem pelo engenheiro de som Brett Eliasom - redime Live on Ten Legs, cujo título alude ao primeiro álbum ao vivo do Pearl Jam, Live on Two Legs, editado em 1998. O repertório é formado por 18 números captados nas turnês feitas pelo grupo entre 2003 e 2010. Entre singles como Alive (1991), Jeremy (1991), Spin the Black Circle (1994) e Nothing as It Seems (2000), o Pearl Jam faz covers de temas do grupo inglês Public Image Ltd. (Public Image) e de Joe Strummer & The Mescaleros (Arms Aloft). Por mais que uma certa burocracia já seja quase inevitável quando um grupo completa 20 anos na estrada, Live on Ten Legs mostra que, mesmo soando redundante para quem já ouviu os muitos discos ao vivo oficiais e piratas de Eddie Vedder e Cia., a chama do Pearl Jam (ainda) não se apagou duas décadas depois da explosão do grunge.