Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Chega ao Brasil CD de 2007 que uniu Joyce e Tutty no samba e no jazz

Resenha de CD
Título: Samba-Jazz & Outras Bossas
Artista: Joyce & Tutty Moreno
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Casados desde 1977, Joyce e o baterista Tutty Moreno celebraram 30 anos de parceria musical e afetiva com a gravação em fevereiro de 2007 de seu primeiro disco conjunto. Lançado na Europa naquele mesmo ano de 2007, pelo selo inglês Far Out, Samba-Jazz & Outras Bossas ganhou edição brasileira pela gravadora Biscoito Fino ao apagar das luzes de 2010. Além de outra capa, mais bonita, a edição nacional do álbum apresenta letra inédita escrita por Joyce para seu choro Garoto, composto em tributo ao compositor e violonista Aníbal Sardinha (1915 - 1955), o Garoto, mestre das cordas. Garoto, o choro, é mostrado no disco na original versão instrumental e na versão com letra, inserida como faixa-bônus ao fim do CD. Como seu título já explicita, Samba-Jazz & Outras Bossas é disco calcado no suingue da música brasileira - notadamente o samba - de tempero jazzístico. Suingue que elevou muito o status de Joyce no mercado e nas pistas da Europa nos anos 90. O CD é pontuado por temas instrumentais como Penalty e Feijão com Arroz, solados por Joyce com vocalises espertos. Em essência, Samba-Jazz & Outras Bossas  celebra em harmonia a música instrumental dos anos 60 que pautou a obra dos dois artistas. Tal conceito afetivo justifica a abordagem de temas como April Child (Moacir Santos, Raymond Evans e Jay Livinsgtone) e Embalo (do pianista Tenório Jr. - tragado pela ditadura argentina em 1976). Entre afro-samba arranjado com inventividade por Dori Caymmi (Berimbau, da lavra nobre e perene de Baden Powell & Vinicius de Moraes) e tema de ambiência lounge (Shangri-la), Joyce cai com leveza e suingue ímpar no sambalanço Devagar com a Louça (Luiz Reis e Haroldo Barbosa). Tudo com o auxílio luxuosíssimo de um trio-base que inclui, além da bateria precisa de Tutty, o baixo de Jorge Helder e o piano de Hélio Alves. É com o suingue desses músicos e o seu próprio balanço que a compositora canta sambas feitos com Zé Renato (Sabe Quem?) e Paulo César Pinheiro (Compositor, com letra sobre o duro cotidiano de quem vive somente do ofício de fazer música). Enfim, com bossa, Samba-Jazz & Outras Bossas mostra que a vida uniu Joyce e Tutty Moreno no samba e no jazz. O longevo casamento, que já completa 34 anos em 2011, gerou bodas de vinil em CD cheio de harmonia.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Casados desde 1977, Joyce e o baterista Tutty Moreno celebraram 30 anos de parceria musical e afetiva com a gravação em fevereiro de 2007 de seu primeiro disco conjunto. Lançado na Europa naquele mesmo ano de 2007, pelo selo inglês Far Out, Samba-Jazz & Outras Bossas ganhou edição brasileira pela gravadora Biscoito Fino ao apagar das luzes de 2010. Além de outra capa, mais bonita, a edição nacional do álbum apresenta letra inédita escrita por Joyce para seu choro Garoto, composto em tributo ao compositor e violonista Aníbal Sardinha (1915 - 1955), o Garoto, mestre das cordas. Garoto, o choro, é mostrado no disco na original versão instrumental e na versão com letra, inserida como faixa-bônus ao fim do CD. Como seu título já explicita, Samba-Jazz & Outras Bossas é disco calcado no suingue da música brasileira - notadamente o samba - de tempero jazzístico. Suingue que elevou muito o status de Joyce no mercado e nas pistas da Europa nos anos 90. O CD é pontuado por temas instrumentais como Penalty e Feijão com Arroz, solados por Joyce com vocalises espertos. Em essência, Samba-Jazz & Outras Bossas celebra em harmonia a música instrumental dos anos 60 que pautou a obra dos dois artistas. Tal conceito afetivo justifica a abordagem de temas como April Child (Moacir Santos, Raymond Evans e Jay Livinsgtone) e Embalo (do pianista Tenório Jr. - tragado pela ditadura argentina em 1976). Entre afro-samba arranjado com inventividade por Dori Caymmi (Berimbau, da lavra nobre e perene de Baden Powell & Vinicius de Moraes) e tema de ambiência lounge (Shangri-la), Joyce cai com leveza e suingue ímpar no sambalanço Devagar com a Louça (Luiz Reis e Haroldo Barbosa). Tudo com o auxílio luxuosíssimo de um trio-base que inclui, além da bateria precisa de Tutty, o baixo de Jorge Helder e o piano de Hélio Alves. É com o suingue desses músicos e o seu próprio balanço que a compositora canta sambas feitos com Zé Renato (Sabe Quem?) e Paulo César Pinheiro (Compositor, com letra sobre o duro cotidiano de quem vive somente do ofício de fazer música). Enfim, com bossa, Samba-Jazz & Outras Bossas mostra que a vida uniu Joyce e Tutty Moreno no samba e no jazz. O longevo casamento, que já completa 34 anos em 2011, gerou bodas de vinil em CD cheio de harmonia.

aguiar_luc disse...

Aguilera sempre Diva e junta com Cher não precisa de comentários tão grandes.
E "Bionic" pode ter sido um fiasco de vendas, porém o CD é maravilhoso, mas infelizmente a maioria do mundo adora comparar tudo e todos.

lurian disse...

Linda capa Mauro!!! Ótima a idéia de Joyce de letrar 'Garoto' e fazer assim um diferencial em relação ao disco europeu. Esse projeto a princípio seria apenas instrumental, mas ocultaria parte daquilo que é Joyce: cantora-intérprete, compositora e instrumentista. Uma artista realmente completa e fantástica. Cada trabalho seu só aumenta minha admiração por 'essa mulher'. Vale muito à pena ouvir 'Sabe quem?' e 'Compositor', fora as instrumentais onde os músicos dão show de samba-jazz homenageando outros nomes do gênero.

Jeferson Garcia disse...

Delícia de ouvir esse cd.

Pena é o atraso em lançar os CDs da Joyce no Brasil. Os gringos bancam o CD e só depois de 4 anos e que temos o prazer de desfrutar dessas maravilhas ("Sabe Quem?", dela com o Zé Renato é o xodó desse CD).

Agora é esperar por mais 4 anos pra nos deliciarmos com a edição brasileira de "Aquarius", dela com João Donato e tá no mercado exterior desde 2009.