Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cake volta fiel a si mesmo no coerente álbum 'Showroom of Compassion'

Resenha de CD
Título: Showroom of Compassion
Artista: Cake
Gravadora: Upbeat Records / ILG
Cotação: * * * 1/2

Foram sete anos sem apresentar um álbum de repertório inédito, ainda que nesse tempo tenha sido lançado um disco de covers e sobras intitulado Rarities and B-Sides (2007). Mas o tempo parece não ter passado para o Cake. Lançado nos Estados Unidos na terça-feira, 11 de janeiro de 2011, o sexto álbum do grupo norte-americano, Showroom of Compassion, rebobina em 11 coerentes faixas o som típico do Cake. Marca registrada da sonoridade da banda, os metais pontuam faixas como Long TimeSick of You, realçando versos que roçam o sarcasmo e a ironia na voz de John McCrea. Got to Move - com um ar que evoca Beatles - é um dos destaques do repertório do sucessor de Pressure Chief (2004). Bound Away, um country-folk de tom estradeiro, também é outro trunfo de um álbum que cativa sem ser especialmente brilhante. Gravado em estúdio movido a energia solar, ao longo dos últimos dois anos, Showroom of Compassion adiciona um piano acústico ao som da banda sem alteração substancial na música do Cake. O álbum combina faixas festivas como Mustache Man (Wasted) com tema instrumental (Teenage Pregnancy) e música de teor explicitamente romântico (The Winter). Ao fim do disco, Italian Guy, de arranjo refinado, fica claro que o Cake acerta ao ser fiel a si mesmo sem procurar impressionar ou reinventar a roda. Seu sexto álbum é bacana.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Foram sete anos sem apresentar um álbum de repertório inédito, ainda que nesse tempo tenha sido lançado um disco de covers e sobras intitulado Rarities and B-Sides (2007). Mas o tempo parece não ter passado para o Cake. Lançado nos Estados Unidos na terça-feira, 11 de janeiro de 2011, o sexto álbum do grupo norte-americano, Showroom of Compassion, rebobina em 11 coerentes faixas o som típico do Cake. Marca registrada da sonoridade da banda, os metais pontuam faixas como Long Time e Sick of You, realçando versos que roçam o sarcasmo e a ironia na voz de John McCrea. Got to Move - com um ar que evoca Beatles - é um dos destaques do repertório do sucessor de Pressure Chief (2004). Bound Away, um country-folk de tom estradeiro, também é outro trunfo de um álbum que cativa sem ser especialmente brilhante. Gravado em estúdio movido a energia solar, ao longo dos últimos dois anos, Showroom of Compassion adiciona um piano acústico ao som da banda sem alteração substancial na música do Cake. O álbum combina faixas festivas como Mustache Man (Wasted) com tema instrumental (Teenage Pregnancy) e música de teor explicitamente romântico (The Winter). Ao fim do disco, Italian Guy, de arranjo refinado, fica claro que o Cake acerta ao ser fiel a si mesmo sem procurar impressionar ou reinventar a roda. Seu sexto álbum é bacana.