Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 15 de março de 2011

Menos politizado, 'Collapse Into Now' situa R.E.M. entre rocks e baladas

Resenha de CD
Título: Collapse Into Now
Artista: R.E.M.
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * * *

Collapse Into Now - o 15º álbum de estúdio do R.E.M. - vem sendo saudado como o grande álbum do grupo nos últimos tempos, um disco à altura de Automatic for the People (1992). Exagero! Trata-se - de fato - de um ótimo CD, mas Accelerate, o álbum nervoso de 2008, também era ótimo e teve o mérito de recolocar o grupo norte-americano no trilho roqueiro. Um dos títulos menos politizados da discografia da banda, Collapse Into Now situa o R.E.M. entre rocks (Discoverer, Mine Smell Like Honey, All the Best) e belas baladas (Walk It Back e Every Day Is yours to Win) de tom mais pessoal. De cara, a safra de 12 inéditas já fornece um hit para os estádios, It Happened Today. A veia pop do grupo também pulsa em Überlin enquanto Oh my Heart é canção com cordas que flerta com o universo folk. A presença de Peaches em Alligator Aviator Autopilot Antimatter acentua a sujeira da acelerada faixa. Contudo, nessa seara, o maior destaque é That Someone Is You, tema que tem pegada e guitarras nervosas. No todo, Collapse Into Now desce bem. Quase no fim, o ouvinte esbarra com faixa enjoativa - Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I - mas, na sequência, a soturna Blue devolve o brilho ao disco com a presença luxuosa de Patti Smith nos vocais. Enfim, o R.E.M. não apresenta nova obra-prima, mas fica bem na foto com o coeso Collapse Into Now.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Collapse Into Now - o 15º álbum de estúdio do R.E.M. - vem sendo saudado como o grande álbum do grupo nos últimos tempos, um disco à altura de Automatic for the People (1992). Exagero! Trata-se - de fato - de um ótimo CD, mas Accelerate, o álbum nervoso de 2008, também era ótimo e teve o mérito de recolocar o grupo norte-americano no trilho roqueiro. Um dos títulos menos politizados da discografia da banda, Collapse Into Now situa o R.E.M. entre rocks (Discoverer, Mine Smell Like Honey, All the Best) e belas baladas (Walk It Back e Every Day Is yours to Win) de tom mais pessoal. De cara, a safra de 12 inéditas já fornece um hit para os estádios, It Happened Today. A veia pop do grupo também pulsa em Überlin enquanto Oh my Heart é canção com cordas que flerta com o universo folk. A presença de Peaches em Alligator Aviator Autopilot Antimatter acentua a sujeira da acelerada faixa. Contudo, nessa seara, o maior destaque é That Someone Is You, tema que tem pegada e guitarras nervosas. No todo, Collapse Into Now desce bem. Quase no fim, o ouvinte esbarra com faixa enjoativa - Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I - mas, na sequência, a soturna Blue devolve o brilho ao disco com a presença luxuosa de Patti Smith nos vocais. Enfim, o R.E.M. não apresenta nova obra-prima, mas fica bem na foto com o coeso Collapse Into Now.

Diogo Santos disse...

Só fiquei decepcionado com " It Happened Today " com Eddie Vedder ...

Adecio Moreira Jr. disse...

Agora mais ansioso ainda pra conferir!!!

Sergio, quando sai a resenha do "21" da Adele?

Abraço!

Daทilo disse...

Não achei tudo isso não.O que fizeram com os graves? Mike Mills não participou do disco?