Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 13 de março de 2011

Com aval de Brown, Paloma Gomes tenta se jogar no 'caldeirão' do axé

Cantora egressa do Candeal que emergiu no mar de vozes ouvidas no Carnaval de Salvador (BA) em 2011, Paloma Gomes tenta se jogar no caldeirão do axé. Com aval de Carlinhos Brown, que a convidou para participar de recentes edições do Sarau du Brown, Paloma - vista em foto de Tiago Lima durante o arrastão da Timbalada que encerrou a folia baiana na noite de sábado, 12 de março de 2011 - evoca o canto de Margareth Menezes pelo timbre caloroso e pela desenvoltura em cena. É (bela) presença negra em reino dominado por cantoras brancas.

13 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Cantora egressa do Candeal que emergiu no mar de vozes ouvidas no Carnaval de Salvador (BA) em 2011, Paloma Gomes tenta se jogar no caldeirão do axé. Com aval de Carlinhos Brown, que a convidou para participar de recentes edições do Sarau du Brown, Paloma - vista em foto de Tiago Lima durante o arrastão da Timbalada que encerrou a folia baiana na noite de sábado, 12 de março de 2011 - evoca o canto de Margareth Menezes pelo timbre caloroso e pela desenvoltura em cena. É (bela) presença negra em reino dominado por cantoras brancas.

Anônimo disse...

Realmente, tá mais do que na hora de deixarem aparecer um musa de axé negra.
Pô, logo na Bahia que é cheia de negras lindas...
Domingo passado(carnaval) estava almoçando e no bar a TV estava sintonizada no programa da Regina Casé. Lá estava o velho Oludum de guerra cantando seus clássicos(requebra, "pirou de vez...) com uma cantora nova(negra) que era uma gracinha.
Lembro que falei: Por que essa menina não vira musa?
Aliás, já passou da hora.

André Luís disse...

Musa Negra?! Ótimo! Mas se for pra cantar coisas parecidas com o que a "musa" Ivete canta, é melhor não surgir musa de cor alguma!

Se surgir uma "Musa Negra" com a qualidade que a "musa branca" Daniela Mercury tem, por exemplo, então será muito bem-vinda!

Chega de Ivete, Claudia Leite e coisas afins! A única "Musa" que precisamos é uma boa Música.

Diogo Santos disse...

Margareth Menezes,Larissa Luz,Carla Visi,Carla Cristina,Marcia Short,Marcia Castro,Mariene de Castro e Virginia Rodrigues. Dentro e fora da axé music, o que não faltam são cantoras negras( quase todas belas ... ) no "outside".

Diogo Santos disse...

Não tenho como NÃO concordar com o André!

Anônimo disse...

André, meu chapa, a questão racial só entrou na pauta porque causa espanto - quer dizer, nem tanto - seria mais tristeza que justamente na Bahia não se dê vez a cantoras negras.
Vc realmente faz diferenciação entre a música de Veveta e de Daniela?
A única diferença que vejo é que Daniela tentou mudar, não conseguiu(falta de talento pra outra coisa que não axé) e depois ficou vendo o reinado de Veveta de seu luxuoso trio/camarote.
Daniela, Veveta e Cláudia são 3 bolachinhas Maria so mesmo pacote.
Eu queria que viesse uma negona lindona, talentosa e altiva.

PS: A palavra musa pode ser ou não depreciativa. Quando a bonitona/charmosona tem talento, só acrescenta. Quando não, de fato, fica só a casca.
Marisa Monte sempre foi musa.
Cada um(a) sabe o que é. Ou não. rsrsrs

André Luís disse...

Zé Henrique, não sou "fã ardoroso" de Daniela Mercury, mas não posso concordar que ela está no mesmo nível (baixo) de Repete Sangalo e Claudia Leite. O repertório de Daniela, por exemplo, é bem superior ao das supracitadas. Não vou dizer que é 100% legal, de qualidade, que não tem coisas da "Música pra Pular Brasileira"... mas Daniela tem muito mais músicas interessantes que as outras duas. Apesar que insistem em usar 'rótulos', acho que Daniela tem aval pra cantar vários gêneros, sair da "coisa do Axé".

aguiar_luc disse...

Mercury, é Axé, Rock, Rap, Repente, Bossa, Eletrônica, Samba, Salsa... E pelo que eu saiba música é música e Daniela Mercury coloca todas essas mulheres sem músicas de qualidade no chinelo de prata!

Márcio disse...

Diogo, não vamos esquecer, nessa lista, de Graça Onasilê, primeira mulher em Salvador a se consagrar como vocalista num bloco afro, ao entrar na da Bandayê, do Ilê Aiyê, nos anos 80. Contemporânea dela e também negra, Marinez, da banda Reflexus (que vendeu centenas de milhares de cópias de seus discos muito antes de Daniela Mercury e Ivete), largou tudo no auge do sucesso para cantar música religiosa, o que faz até hoje. Então, pergunto a Henrique se faz sentido indagar "Porque fulana não vira musa?" O que é virar musa? É ser contratada para comercial de cerveja? É ter fã clube ativo? Toda cantora quer ser musa? São muitas perguntas e respostas nem tão simples assim. Um abraço.

Wilma Araújo disse...

O Zé Henrique falou tudo!

Wilma Araújo disse...

Zé Henrique, gostaria de teu email.Pode ser?O meu:marwilma@uol.com.br
Um abraço,
Wilma Araújo

Paloma Gomes disse...

Ola Mauro, sou Paloma, obrigado pelas palavras.
Quero aproveitar a oportunidade e convidar a todos para visitarem o meu blog, sera um prazer recebe-los em meu espaco.
Grande Abraco.
Paloma Gomes
pretadoida.blogspot.com

Paloma Gomes disse...

Ola amigos, agradeco a todos pelas palavras.
Aproveito para convida-los a visitarem o meu blog.
Sera um prazer recebe-los.
Abraco a todos.
pretadoida.blogspot.com
Paloma Gomes