Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tributo ao poeta Fausto Nilo vai ganhar edição nacional pela Biscoito Fino

Lançado pela Prefeitura de Fortaleza (CE) no Carnaval de 2010, com circulação restrita ao Ceará, o CD Quando Fevereiro Chegar - Uma Lírica de Fausto Nilo ganha edição nacional pela gravadora Biscoito Fino ainda neste mês de outubro de 2010. Trata-se de tributo a Nilo - compositor, poeta e cearense, nascido em Quixeramobim. Robertinho de Recife produziu 12 gravações inéditas de conhecidas músicas letradas por Nilo. O time de intérpretes convidados inclui nomes como Caetano Veloso (Coisa Acesa, parceria de Nilo e Moraes Moreira que deu título ao álbum lançado por Moraes em 1982), Elza Soares (Santa Fé, tema da trilha sonora da novela Roque Santeiro, exibida em 1985 pela TV Globo), Fernanda Takai (O Elefante, lúdica parceria de Nilo com Robertinho de Recife, que a gravou em 1981), Ivan Lins (Pão e Poesia, o samba lançado por Simone em 1981), Zeca Baleiro (Eu Também Quero Beijar, sucesso de Pepeu Gomes em 1981), Jorge Vercillo (Zanzibar, parceria de Nilo e Armandinho, propagada pelo grupo A Cor do Som em 1980), Carlinhos Brown (Chão da Praça, clássico atemporal da fase pré-industrializada do Carnaval de Salvador-BA, lançado por Moraes Moreira em 1978), Zé Ramalho (Periga Ser, galope popularizado na voz de Amelinha em 1982) e Fagner (Chorando e Cantando, parceria de Nilo com Geraldo Azevedo de cuja letra foi extraído o verso que batiza o disco). Principais parceiros de Nilo, Moraes Moreira e Geraldo Azevedo marcam presença no tributo. Moraes faz rolar novamente Pedras que Cantam, parceria de Nilo e Dominguinhos, lançada por Fagner em 1991. Geraldo abre o disco com seu registro de Vida Boa, parceria com Armandinho, gravada em 1983 pelo Trio Elétrico Dodô & Osmar. Quando Fevereiro Chegar encerra com o poeta celebrado, intérprete de Bloco do Prazer, belo frevo lançado por Moraes em 1979, gravado em 1981 por Nara Leão (1942-1989) e popularizado por Gal Costa em 1982.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Lançado pela Prefeitura de Fortaleza (CE) no Carnaval de 2010, com circulação restrita ao Ceará, o CD Quando Fevereiro Chegar - Uma Lírica de Fausto Nilo ganha edição nacional pela gravadora Biscoito Fino ainda neste mês de outubro de 2010. Trata-se de tributo a Nilo - compositor, poeta e cearense, nascido em Quixeramobim. Robertinho de Recife produziu 12 gravações inéditas de conhecidas músicas letradas por Nilo. O time de intérpretes convidados inclui nomes como Caetano Veloso (Coisa Acesa, parceria de Nilo e Moraes Moreira que deu título ao álbum lançado por Moraes em 1982), Elza Soares (Santa Fé, tema da trilha sonora da novela Roque Santeiro, exibida em 1985 pela TV Globo), Fernanda Takai (O Elefante, lúdica parceria de Nilo com Robertinho de Recife, que a gravou em 1981), Ivan Lins (Pão e Poesia, o samba lançado por Simone em 1981), Zeca Baleiro (Eu Também Quero Beijar, sucesso de Pepeu Gomes em 1981), Jorge Vercillo (Zanzibar, parceria de Nilo e Armandinho, propagada pelo grupo A Cor do Som em 1980), Carlinhos Brown (Chão da Praça, clássico atemporal da fase pré-industrializada do Carnaval de Salvador-BA, lançado por Moraes Moreira em 1978), Zé Ramalho (Periga Ser, galope popularizado na voz de Amelinha em 1982) e Fagner (Chorando e Cantando, parceria de Nilo com Geraldo Azevedo de cuja letra foi extraído o verso que batiza o disco). Principais parceiros de Nilo, Moraes Moreira e Geraldo Azevedo marcam presença no tributo. Moraes faz rolar novamente Pedras que Cantam, parceria de Nilo e Dominguinhos, lançada por Fagner em 1991. Geraldo abre o disco com seu registro de Vida Boa, parceria com Armandinho, gravada em 1983 pelo Trio Elétrico Dodô & Osmar. Quando Fevereiro Chegar encerra com o poeta celebrado, intérprete de Bloco do Prazer, belo frevo lançado por Moraes em 1979, gravado em 1981 por Nara Leão (1942-1989) e popularizado por Gal Costa em 1982.