segunda-feira, 9 de maio de 2016

Alcione canta Bosco, Fátima e Venturini, entre inéditas, em show de boleros

Gracias a la vida - o maior sucesso do cancioneiro combativo da compositora chilena Violeta Parra (1917 - 1967), lançado em 1966 na voz da autora - não é um bolero. Mas o hino humanista de inspiração folclórica - propagado em escala mundial a partir da gravação feita em 1971 pela cantora argentina Mercedes Sosa (1935 - 2009) - foi escolhido por Alcione para abrir e fechar o show de boleros que a cantora maranhense estreou na noite de sábado, 7 de maio de 2016, na casa Metropolitan, no Rio de Janeiro (RJ), a cidade que abriga a Marrom desde 1968. Com músicas inéditas como Amor amigo (Roberta Miranda) e Quem dera (Julio Alves), o roteiro do show Alcione boleros incluiu sambas-canção, canções e, claro, boleros como Besame (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 1988), Escríbeme - um dos clássicos mundiais deste gênero de origem cubana, lançado em disco em 1968, dois anos após ter sido composto na prisão em 1956 pelo engajado e perseguido compositor e pianista venezuelano Guillermo Castillo Bustamante (1910-1974) - e Recusa (Herivelto Martins, 1952), sucesso na voz icônica de Angela Maria, cantora fluminense de cujo repertório popular a Marrom também pescou a pérola Abandono (Nazareno de Brito e Presyla de Barros, 1955). Estruturado em quatro blocos, abertos por textos escritos e recitados (em off) pela poeta capixaba Elisa Lucinda, o roteiro de Alcione boleros se valeu dos textos do inédito poema As quatro estações para retratar os tons e luzes das várias fases do amor, assunto das músicas do repertório. Sob a direção de Solange Nazareth e com o toque abolerado dos arranjos criados pelo diretor musical Alexandre Menezes (com Jota Moraes e Zé Américo Bastos) e executados pelos 11 músicos da Banda do Sol, Alcione deu voz a Corsário (João Bosco e Aldir Blanc, 1975), Desacostumei de carinho (Fátima Guedes, 1981), Pra você (Silvio César, 1965) e Paixão de D'artagnan (Altay Veloso, 1988). Eis o roteiro seguido em 7 de maio de 2016 pela Marrom - em foto de Rodrigo Goffredo - na estreia nacional de Alcione boleros, show que será gravado ao vivo, para edição de CD e DVD, em junho deste ano de 2016, em apresentação na Cidade das Artes, na mesma cidade do Rio de Janeiro (RJ) em que o espetáculo veio pela primeira vez ao mundo na casa Metropolitan:

 As quatro estações (Outono) - Texto de Elisa Lucinda ouvido em off na voz da escritora
1. Gracias a la vida (Violeta Parra, 1966)
2. Recusa (Herivelto Martins, 1952)
3. Desacostumei de carinho (Fátima Guedes, 1981)
4. Amor amigo (Roberta Miranda, 2016) - música inédita
 As quatro estações (Inverno) - Texto de Elisa Lucinda ouvido em off na voz da escritora
5. À sombra do teu sorriso (The shadow of your smile) (Johnny Mandel e Paul Francis
    Webster, 1965, em versão em português de Luis Bittencourt, 1966) - com Sylvia Nazareth
6. Quase (Mirabeau e Jorge Gonçalves, 1954)
7. Abandono (Nazareno de Brito e Presyla de Barros, 1955)
8. Que queres tu de mim? (Jair Amorim e Evaldo Gouveia, 1964)
 As quatro estações (Primavera) - Texto de Elisa Lucinda ouvido em off na voz da escritora
9. Apelo (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1966)
10. Pra você (Silvio César, 1965)
11. Segredo (Herivelto Martins e Marino Pinto, 1947)
12. Quem dera (Julio Alves, 2016) - música inédita
13. Escríbeme (Guillermo Castillo Bustamante, 1958)
    As quatro estações (verão) - Texto de Elisa Lucinda ouvido em off na voz da escritora
14. Besame (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 1988)
15. Risque (Ary Barroso, 1952)
16. Eu te amo (Irany de Oliveira, 1961)
17. Paixão de D'artagnan (Altay Veloso, 1988)
18. Corsário (João Bosco e Aldir Blanc, 1975)
19. Gracias a la vida (Violeta Parra, 1966)

6 comentários:

  1. ♪ Gracias a la vida - o maior sucesso do cancioneiro combativo da compositora chilena Violeta Parra (1917 - 1967), lançado em 1966 na voz da autora - não é um bolero. Mas o hino humanista de inspiração folclórica - propagado em escala mundial a partir da gravação feita em 1971 pela cantora argentina Mercedes Sosa (1935 - 2009) - foi escolhido por Alcione para abrir e fechar o show de boleros que a cantora maranhense estreou na noite de sábado, 7 de maio de 2016, na casa Metropolitan, no Rio de Janeiro (RJ), a cidade que abriga a Marrom desde 1968. Com músicas inéditas como Amor amigo (Roberta Miranda) e Quem dera (Julio Alves), o roteiro do show Alcione boleros incluiu sambas-canção, canções e, claro, boleros como Besame (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 1988), Escríbeme - um dos clássicos mundiais deste gênero de origem cubana, lançado em disco em 1968, dois anos após ter sido composto na prisão em 1956 pelo engajado e perseguido compositor e pianista venezuelano Guillermo Castillo Bustamante (1910-1974) - e Recusa (Herivelto Martins, 1952), sucesso na voz icônica de Angela Maria, cantora fluminense de cujo repertório popular a Marrom também pescou a pérola Abandono (Nazareno de Brito e Presyla de Barros, 1955). Estruturado em quatro blocos, abertos por textos escritos e recitados (em off) pela poeta capixaba Elisa Lucinda, o roteiro de Alcione boleros se valeu dos textos do inédito poema As quatro estações para retratar os tons e luzes das várias fases do amor, assunto das músicas do repertório. Sob a direção de Solange Nazareth e com o toque abolerado dos arranjos criados pelo diretor musical Alexandre Menezes (com Jota Moraes e Zé Américo Bastos) e executados pelos 11 músicos da Banda do Sol, Alcione deu voz a Corsário (João Bosco e Aldir Blanc, 1975), Desacostumei de carinho (Fátima Guedes, 1981), Pra você (Silvio César, 1965) e Paixão de D'artagnan (Altay Veloso, 1988). Eis o roteiro seguido em 7 de maio de 2016 pela Marrom - em foto de Rodrigo Goffredo - na estreia nacional de Alcione boleros, show que será gravado ao vivo, para edição de CD e DVD, em junho deste ano de 2016, em apresentação na Cidade das Artes, na mesma cidade do Rio de Janeiro (RJ) em que o espetáculo veio pela primeira vez ao mundo na casa Metropolitan:

    ♪ As quatro estações (Outono) - Texto de Elisa Lucinda ouvido em off na voz da escritora
    1. Gracias a la vida (Violeta Parra, 1966)
    2. Recusa (Herivelto Martins, 1952)
    3. Desacostumei de carinho (Fátima Guedes, 1981)
    4. Amor amigo (Roberta Miranda, 2016) - música inédita
    ♪ As quatro estações (Inverno) - Texto de Elisa Lucinda ouvido em off na voz da escritora
    5. À sombra do teu sorriso (The shadow of your smile) (Johnny Mandel e Paul Francis Webster, 1965, em versão em português de Luis Bittencourt, 1966) - com Sylvia Nazareth
    6. Quase (Mirabeau e Jorge Gonçalves, 1954)
    7. Abandono (Nazareno de Brito e Presyla de Barros, 1955)
    8. Que queres tu de mim? (Jair Amorim e Evaldo Gouveia, 1964)
    ♪ As quatro estações (Primavera) - Texto de Elisa Lucinda ouvido em off na voz da escritora
    9. Apelo (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1966)
    10. Pra você (Silvio César, 1965)
    11. Segredo (Herivelto Martins e Marino Pinto, 1947)
    12. Quem dera (Julio Alves, 2016) - música inédita
    13. Escríbeme (Guillermo Castillo Bustamante, 1958)
    ♪ As quatro estações (verão) - Texto de Elisa Lucinda ouvido em off na voz da escritora
    14. Besame (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 1988)
    15. Risque (Ary Barroso, 1952)
    16. Eu te amo (Irany de Oliveira, 1961)
    17. Paixão de D'artagnan (Altay Veloso, 1988)
    18. Corsário (João Bosco e Aldir Blanc, 1975)
    19. Gracias a la vida (Violeta Parra, 1966)

    ResponderExcluir
  2. Não, Henrique, não teve bis. Abs, MauroF

    ResponderExcluir
  3. Mais uma canção da Roberta Miranda no repertório, que bom!

    A Roberta é uma grande cantora e uma grande compositora também, sou fã!

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.