quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

'Coleção', a primeira compilação da discografia de Marisa Monte, sai em abril

Marisa Monte vai lançar a primeira coletânea da discografia. Coleção é o título da compilação, programada para ser lançada em abril deste ano de 2016 com distribuição da gravadora Universal Music. A edição está sendo viabilizada através de parceria do selo da cantora, Phonomotor, com o selo EMI, criado desde que a Universal Music adquiriu grande parte do acervo da EMI Music. Marisa Monte - em foto extraída da página oficial da artista carioca no Facebook - possui total controle sobre a obra fonográfica. Portanto, Coleção é disco produzido com aval da cantora e compositora, sendo mais do que um greatest hits de Marisa. O repertório inclui fonogramas gravados para trilhas de filmes, números ao vivo extraídos de shows e registros feitos para projetos coletivos ou alheios.

34 comentários:

  1. ♪ Marisa Monte vai lançar a primeira coletânea da discografia. Coleção é o título da compilação, programada para ser lançada em abril deste ano de 2016 com distribuição da gravadora Universal Music. A edição está sendo viabilizada através de parceria do selo da cantora, Phonomotor, com o selo EMI, criado desde que a Universal Music adquiriu grande parte do acervo da EMI Music. Marisa Monte - em foto extraída da página oficial da artista carioca no Facebook - possui total controle sobre a obra fonográfica. Portanto, Coleção é disco produzido com aval da cantora e compositora.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que, segundo a própria Marisa, o disco não será um "best of". Será como um baú de memórias musicais e afetivas, contendo músicas que ela se orgulha de ter feito, algumas parcerias gravadas com outros artistas que nunca saíram em nenhum título da discografia dela e também músicas inéditas, que eu acredito que são as sobras dos discos anteriores que ela mencionou numa entrevista com o Charles Gavin outro dia (o que me anima bastante!). Tô bem curioso e ansioso.

    ResponderExcluir
  3. Se vier uma música inédita já vale a pena :)

    ResponderExcluir
  4. Espero que essas "Faixas Inéditas" sejam as sobras dos discos anteriores. Tô bem curiosa e animada com esse lançamento.

    ResponderExcluir
  5. Bem que a Marisa poderia lançar um Box EM CD, com tudo remasterizado e com este trabalho "Coleção" em um CD bônus!

    ResponderExcluir
  6. Tudo com Marisa vale a pena!

    Kid Abelha teve um álbum com esse título, lançado em 2000, e com essa mesma "filosofia".

    ResponderExcluir
  7. Marisa é maravilhosa, mas acho tão desnecessária coletâneas... Para quê lançarem mais uma? Preferiria um álbum de inéditas vindo dela...

    ResponderExcluir
  8. Uma coletânea de Marisa Monte é tudo que os lojistas querem... Viva!

    ResponderExcluir
  9. Aviso aos navegantes: acrescentei ao texto informações sobre o conceito da coletânea - tal como me informado agora há pouco pela assessoria da gravadora Universal Music.

    ResponderExcluir
  10. "O repertório inclui fonogramas gravados para trilhas de filmes, números ao vivo extraídos de shows e registros feitos para projetos coletivos ou alheios."

    É sonhar demais que dessa vez ela vai lançar a versão ao vivo de "Onde Você Mora?" do show Cor de Rosa e Carvão?

    ResponderExcluir
  11. E outra: esse disco MERECE ser duplo pra caber esse monte de coisas. Mas quanto a isso nem vou criar expectativas...

    ResponderExcluir
  12. Pode ser, Alexandre. Marisa é inteligente, certamente fez um produto com cara de álbum. Aliás, 'álbum de entressafra' foi a expressão usada pela assessoria da Universal Music para conceituar para mim o que seria 'Coleção'. Aguardemos! Abs, MauroF

    ResponderExcluir
  13. Marisa quando faz é sempre bem feito!

    ResponderExcluir
  14. Rafael M., "pq lançarem mais uma"? Mas nunca existiu nenhuma. Só oq vc mesmo deve ter feito com seus mp3 kkkkk

    Eu acredito que formato bem best of não caberia mais, se ela nos anos 90 e inicio de 2000 negou coletaneas, na era digital que não faz muito sentido, mas se for mesmo mesclado com novidades e raridades eh muito bem vindo.

    Como disse uma colega a cima, o legal seria uma caixa ou box remasterizado onde este CD viesse como novidade, bônus, pq pra quem ainda compra discos como eu essas edicoes que fazem mais sentido.

    Espero que ao menos ela nos entregue um encarte bem legal e gordo meio biografico, poxa EMI, sao poucos q ainda compram discos, nos entrega algo bem deluxe.

    ResponderExcluir
  15. E olha que ainda nem saiu a capa pra reclamarem... Marisa nunca será desnecessária, em situação alguma.

    ResponderExcluir
  16. Já tenho um farto material pinçado, nesses anos todos, de faixas aleatórias de participações de Marisa nos discos de outros artistas, aparições na TV e afins. Acredito que existam muitas outras pessoas como eu por ai.Tomara mesmo que esse disco traga algo novo. Conhecendo um pouco sua forma de conduzir a carreira e a discografia, provavelmente vira. Marisa nunca é óbvia e sabe fazer barulho quando lança alguma coisa.

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosa! Mas sempre a admirei pelo total controle de sua discografia e principalmente pelos vetos de coletâneas caça níqueis e sua postura de programas de auditórios popularescos e jabazentos!
    Sou fã! Se a coletânea seguir o informado pelos colegas, comprarei, do contrário, deixarei na loja, pois, possuo sua discografia completa. Abs

    ResponderExcluir
  18. Até mesmo em uma coletânea, Marisa Monte consegue se sobressair à grande maioria!

    ResponderExcluir
  19. eita... podia vir aí Seo Zé, do cor de rosa... sonho!

    ResponderExcluir

  20. Os Cd's da Marisa Monte, grande parte ainda estão em catálogo e são facilmente encontrados em boas lojas.
    A questão é que estes Cd's, continuam com o mesmo som lá do começo da década de 90, não tiveram nenhuma remasterização, mesmo os Cd's antigos nas prensagens de hoje.

    Um Box EM CD com tudo remasterizado, é muito oportuno para este momento em que se pensa lançar uma coletânea. Esta coletânea viria como bônus no Box.

    A Marisa Monte que é tão ligada em tecnologia e multimídia tem que fazer um Box EM CD, já passou da hora.

    Ela merece e nós também merecemos !

    ResponderExcluir
  21. Marisa é única na música brasileira. Tudo o que ela faz só a valoriza. Tenho todos os discos dela mas até coletânea eu quero ter desde que seja bem caprichada e reflita um balanço da sua carreira, com textos e fotografias como só ela sabe fazer. Não suporto mais as coletâneas económicas que as grandes editoras lançam para o mercado sem qualquer critério.

    ResponderExcluir
  22. Acredito que os dois primeiros cds necessitem de uma remasterizada; no Mais, um aumento de volume bastaria, não percebo necessidade de mudanças na equalização ou acréscimo de compressão (o que afetaria a dinâmica das faixas).

    Do Cor de Rosa pra cá, não há porque remasterizar a obra até pq, a partir dele, já se passou a ter essa "pincelada" final após a mixagem (nos créditos já vemos a existência do masterizador) e o trabalho foi bem feito.

    ResponderExcluir
  23. Eu entendi que serão incluídas faixas que contam com a sua participação em discos de outros artistas, algo assim como o Zeca Baleiro já fez. É isso também, Mauro? Seria interessante fazer essas faixas passarem a integrar a discografia oficial dela.

    ResponderExcluir
  24. É isso também, Clayton, como está dito na linha final do texto. Essas são as informações confirmadas oficialmente pela gravadora Universal Music para mim. Por ora, é tudo que se sabe com segurança. Abs, MauroF

    ResponderExcluir

  25. Sim 'Raffa', concordo com você, talvez não seja preciso remasterizar tudo, mas (respeitando a sua opinião) eu acho que "Cor de Rosa" tem um som baixo mesmo nas prensagens de hoje, assim como o CD 2 (estúdio) do "Barulhinho Bom". A Masterização melhor dos trabalhos da Marisa começa em "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor" que já é de 2000, e traz uma melhor tecnologia nos Cd's não só da Marisa, mas de grande parte dos artistas.

    A remasterização de um trabalho antigo, vai muito além de aumentar uma bateria, ou somente fazer mudanças na equalização. É um trabalho primoroso que só melhora o som de discos antigos,tudo na medida certa, sem exageros.

    E claro lançados em Cd's né...com som limpo, nada de vinil ou fita K7 pelo Amor de Deus!

    ResponderExcluir
  26. Oi Mauro, compartilho dessa impressão dos dois cds; deve ser pelas 'toneladas' a menos de compressão que hoje se coloca nas masterizações - que não é o caso da Marisa, mas de outros artistas como a Vanessa da Mata, o Emicida...

    Sou a favor da remasterização, principalmente antes dos anos 90. Um exemplo: discos dos Novos Baianos, Secos & Molhados entre tantos outros artistas, onde som é muito "magro".

    Quanto ao formato, não tenho nada contra o lp, só o valor que se desembolsa por um hoje em dia. Já ouvi um lp da Tábua de Esmeraldas, do Jorge Ben, soar melhor que o cd remasterizado, mas aí a culpa talvez tenha sido da remasterização.

    ResponderExcluir
  27. Ah, pois eu sonho com edições em vinil de "Barulhinho Bom" e "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor". rs
    Mas claro, também quero muito (e acho mesmo que é prioridade) o relançamento dos CDs remasterizados. E com faixas bônus, de preferência.
    Por agora, estou feliz com essa compilação. Se ela souber caprichar na escolha do material, vai ser um grande presente.

    ResponderExcluir
  28. Acho que o mais interessante seria lançar em box,com tanta coisa que ela já gravou e/ou nunca foi lançada.Um cd duplo,ou mesmo triplo não satisfaria tanta gente assim,e ela vende muito!Se for em box,apesar do preço que os boxes tem,eu compraria.

    ResponderExcluir
  29. Não vejo a hora. E a Marisa não vai deixar ser qualquer album, tipos esses chamados "perfil" que tem mofando nas americanas. Ela vai fazer algo incrível. Quem conhece ela sabe como é exigente tanto com o conteúdo, quanto com a estética.
    E eu estou sonhando com o que o Alexandre falou, "báu de memórias musicais e afetivas", aliás seria um ótimo nome rs. Alguma coisa dos anos 90 tem que aparecer, por favor Marisa.

    ResponderExcluir
  30. Da Marisa Monte com certeza vem coisa boa, sempre se espera o melhor.

    ResponderExcluir
  31. Espero que toda essa expectativa seja bem recompensada. Quando vi a notícia estranhei, uma vez que é incoerente com o que a própria Marisa já havia falado a respeito de Cds com características de "melhores momentos". Acredito que tudo que ela já gravou e foi, de algum modo, lançado a maioria dos que acompanham o trabalho dela já possuem. Se a aposta do Mauro for certeira, no sentindo do álbum ter cara de inéditas, com músicas que ainda não foram oficialmente lançadas por ela, mas registradas em shows, bem como composições dela gravadas por outros,aí sim valerá a pena!

    ResponderExcluir
  32. Fernando Moraes está certíssimo: nunca houve uma coletânea oficial de MM; como ele mesmo disse ao Rafael, só as nossas caseiríssimas em mp3 (tenho uma em CD duplo, q modestamente ficou bem bacana, com capa e tudo rs). Mas em se tratando de Marisa, podemos esperar coisa boa: acho q tão ou mais criteriosa q ela, nesse sentido só Maria Bethânia. Vamos aguardar coisa boa (sim, tbm torço pela inclusão de Onde Você Mora? e, quem sabe, Palavras Ao Vento - q ela cantava na turnê de 2000/2001).

    ResponderExcluir
  33. Alguma novidade, Mauro? Tô roendo as unhas e ninguém fala mais nada. Preciso saber dessa tracklist logo.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.