terça-feira, 8 de setembro de 2015

Chico Lobo conta 'causos' sobre a viola caipira no livro 'Conversa de violeiro'

Às da viola caipira, o músico, cantor e compositor mineiro Chico Lobo conta causos sobre o instrumento que dá o tom de sua discografia no livro Conversa de violeiro, escrito e assinado por Lobo com o pesquisador e ilustrador carioca Fábio Sombra. Como já informa o subtítulo do livro, posto no mercado pela editora Kuarup música, Conversa de violeiro aborda fatos e crenças sobre o instrumento, associado a um universo folclórico e mágico povoado por lendas e mistérios. O livro está sendo lançado simultaneamente com o CD Cantiga de violeiro, compilação em que Lobo rebobina fonogramas importantes de sua trajetória, como a gravação de Criação (Chico Lobo, 1996), música - para quem não liga Lobo à sua obra - incluída pela cantora Maria Bethânia no roteiro do show comemorativo de seus 50 anos de carreira, Abraçar e agradecer. No livro, escrito em tom coloquial, Lobo e Sombra discorrem sobre as origens da viola, sobre os mitos que envolvem a figura do violeiro e sobre as crendices relacionadas com o toque do instrumento. Conversa é boa.

4 comentários:

  1. ♪ Às da viola caipira, o músico, cantor e compositor mineiro Chico Lobo conta causos sobre o instrumento que dá o tom de sua discografia no livro Conversa de violeiro, escrito e assinado por Lobo com o pesquisador e ilustrador carioca Fábio Sombra. Como já informa o subtítulo do livro, posto no mercado pela editora Kuarup música, Conversa de violeiro aborda fatos e crenças sobre o instrumento, associado a um universo folclórico e mágico povoado por lendas e mistérios. O livro está sendo lançado simultaneamente com o CD Cantiga de violeiro, compilação em que Lobo rebobina fonogramas importantes de sua trajetória, como a gravação de Criação (Chico Lobo, 1996), música - para quem não liga Lobo à sua obra - incluída pela cantora Maria Bethânia no roteiro do show comemorativo de seus 50 anos de carreira, Agradecer e abraçar. No livro, escrito em tom coloquial, Lobo e Sombra discorrem sobre as origens da viola, sobre os mitos que envolvem a figura do violeiro e sobre as crendices relacionadas com o toque do instrumento. Conversa é boa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Ouvi um programa com os dois na Rádio cultura Brasil.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.