terça-feira, 26 de agosto de 2014

Elba finaliza álbum em que vai de Pedro Luís a Cordel, Ambrósio e Nação

Embora esteja às voltas com a recém-iniciada turnê nacional do show Cordas, Gonzaga e afins, em cartaz de agosto a novembro por sete capitais do Brasil, Elba Ramalho pretende finalizar e lançar ainda em 2014 o álbum que vem gravando desde maio sob produção de Luã Mattar e Yuri Queiroga. Falta somente gravar as vozes definitivas. O disco segue a linha pop contemporânea do elogiado Qual o assunto que mais lhe interessa? (Ramax / BrazilMúsica!), lançado em 2007. Elba - vista em foto de Alex Ribeiro - dá voz a músicas de três grupos pernambucanos que emergiram na cena do Recife (PE) dos anos 1990. Projetada há 20 anos, a Nação Zumbi está representada por Risoflora (Chico Science), música de seu primeiro álbum, Da lama ao caos (Chaos / Sony Music, 1994), pedra fundamental do movimento Mangue Beat. Desativado há dez anos, o grupo Mestre Ambrósio (1992 - 2004) é lembrado com Pé-de-calçada, música de Siba gravada pela banda em seu primeiro álbum, Mestre Ambrósio (Rec Beat Discos, 1996). Do Cordel do Fogo Encantado (1999 - 2010), grupo surgido no fim dos anos 1990, Elba revive Nossa Senhora da Paz (Ou o trapézio do sonho) (Lirinha, Clayton Barros, Emerson Calado e Nego Henrique), música do segundo álbum do Cordel, O palhaço do circo sem futuro (Trama, 2002). Do compositor carioca Pedro Luís, nome recorrente na ficha técnica do CD Qual o assunto que mais lhe interessa?, a cantora regrava Fazê o quê?, música do primeiro álbum de Pedro Luís e a Parede, Astronauta tupy (Dubas Música, 1997). Entre inédita de Dani Black com Zélia Duncan (Só pra lembrar) e regravação de parceria de Lenine com Dudu Falcão (É o que me interessa, música de 2008), Elba também dá voz a três músicas do compositor pernambucano Dominguinhos (1941 - 2013). Duas - o fado Passarinho enganador (parceria com Fausto Nilo) e o xote Olhando o coração - são inéditas, sendo que a primeira tem a participação da cantora portuguesa Carminho. A terceira é a canção Contrato de separação (Dominguinhos e Anastácia), lançada em disco de 1979 na voz de Nana Caymmi.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Senti falta de uma composição de Lula Queiroga nesse CD...

    ResponderExcluir
  3. Parece que vai ser bem legal ! Acho curioso que Elba faz vários ensaios fotográficos belíssimos, como esta foto, e outras que ja vi pela net ...mas na hora de colocar no CD só entram umas fotos bem mais simples. O que será que acontece ?

    ResponderExcluir
  4. Mauro só falou de dez faixas, devem ter outras

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.