sábado, 17 de maio de 2014

'Comum de dois' realça afinidades de Marco Pereira e Toninho Ferragutti

Em janeiro de 2013, o violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti foram convidados a participar da 31ª Oficina de Música de Curitiba e, por sugestão do curador do evento, os músicos paulistas fizeram juntos um show na oficina, retomando laços criados no início dos anos 1990, época em que Ferragutti e Pereira formaram em São Paulo (SP) um trio completado por Swami Jr. (no baixo). Tais laços são reforçados neste mês de maio de 2014 com o lançamento do álbum Comum de dois, editado pela gravadora Borandá. Gravado em estúdio, o disco instrumental se origina daquele seminal show no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná - show que gerou outras apresentações da dupla pelo Brasil ao longo de 2013 em turnê que prossegue neste ano de 2014. Em Comum de dois, o violonista e o acordeonista realçam afinidades no toque virtuoso de temas autorais de Ferragutti (Flamenta, Nova, Sanfonema e Victoria) e de Pereira (Amigo Léo, Bate-coxa e Flor das águas) que alternam lirismo e vivacidade rítmica. Fora de seu trilho autoral, a dupla aborda Mulher rendeira - um dos sucessos do cantor e compositor paraibano Zé do Norte (1908 - 1979) - e entrelaça obras de Dorival Caymmi (1914 - 2008) e Ernesto Nazareth (1863 - 1934) no medley Caymmi x Nazareth. Os músicos assinam a produção, a direção musical e os arranjos do álbum.

Um comentário:

  1. Em janeiro de 2013, o violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti foram convidados a participar da 31ª Oficina de Música de Curitiba e, por sugestão do curador do evento, os músicos paulistas fizeram juntos um show na oficina, retomando laços criados no início dos anos 1990, época em que Ferragutti e Pereira formaram em São Paulo (SP) um trio completado por Swami Jr. (no baixo). Tais laços são reforçados neste mês de maio de 2014 com o lançamento do álbum Comum de dois, editado pela gravadora Borandá. Gravado em estúdio, o disco instrumental se origina daquele seminal show no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná - show que gerou outras apresentações da dupla pelo Brasil ao longo de 2013 em turnê que prossegue neste ano de 2014. Em Comum de dois, o violonista e o acordeonista realçam afinidades no toque virtuoso de temas autorais de Ferragutti (Flamenta, Nova, Sanfonema e Victoria) e de Pereira (Amigo Léo, Bate-coxa e Flor das águas) que alternam lirismo e vivacidade rítmica. Fora de seu trilho autoral, a dupla aborda Mulher rendeira - um dos sucessos do cantor e compositor paraibano Zé do Norte (1908 - 1979) - e entrelaça obras de Dorival Caymmi (1914 - 2008) e Ernesto Nazareth (1863 - 1934) no medley Caymmi x Nazareth. Os músicos assinam a produção, a direção musical e os arranjos do álbum.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.