quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Primeiro álbum de Mart'nália, de 1987, é reeditado na 'Série Discobertas'

Lançado em 1987 pela extinta gravadora 3M, com reduzida repercussão comercial e artística, o primeiro álbum de Mart'nália ganha a primeira reedição em CD 25 anos após seu lançamento. Mart'nália volta ao catálogo, com distribuição da Warner Music, em reedição produzida pelo pesquisador musical Marcelo Fróes na Série Discobertas. Neste disco seminal, produzido por Ruy Quaresma com repertório voltado para o samba, a artista carioca - que se revelou cantora ainda imatura, experimentando tons altos e formais de interpretação, sem a descontração que iria lhe dar progressiva fama a partir dos anos 2000 - debutou como compositora na faixa Na Mão de Deus, gravou com Nei Lopes Luxuosos Transatlânticos (Claudio Jorge e Nei Lopes), tirou do baú título obscuro do cancioneiro de seu pai Martinho da Vila (Cordas e Correntes, lançado por Maria Creuza em 1975), deu voz à música do baixista Arthur Maia (Nova Era, faixa de tom tecnopop) e regravou temas de Paulinho da Viola (Para Um Amor no Recife, 1971) e Sidney Miller (1945 - 1980) (Nós os Foliões, aliás gravado pelo antenado Paulinho da Viola em 1982), entre outros compositores. Ruy Quaresma e Rildo Hora assinaram os arranjos do álbum.

5 comentários:

  1. Já sabia há 2 semanas do lançamento desse seu primeiro raro disco em CD. Porém estou "por aqui" com a Discobertas, depois de tanto desleixo que vem acometendo com alguns lançamentos de discos até então inéditos em formato digital. Um deles é com o disco "Mar de Rosas", da Celly Campello, que tem faixa no mesmo que nem a própria canta. Como esse está sendo pela Warner, pode ser que não esteja tão desleixado o áudio e o capricho com o encarte do mesmo. Espero que tenha sido remasterizado das masters originais.

    ResponderExcluir
  2. Boa notícia! Gosto da Mart'nália, apesar de preferir a sua irmã Analimar.
    Bem que poderiam disponibilizar também o Pé do meu samba.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto da Analimar. Bem que alguma gravadora poderia lançar um disco solo dela.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.