tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post8506116131641070880..comments2024-02-21T12:32:03.120-03:00Comments on Notas Musicais: Jobim entra com naturalidade no tom do sertão de Chitãozinho & XororóMauro Ferreirahttp://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-7373867929573992242015-01-30T13:33:23.747-02:002015-01-30T13:33:23.747-02:00Chocado com tanto preconceito e agressividade. Val...Chocado com tanto preconceito e agressividade. Vale lembrar, gosto pessoal não é sinônimo de qualidade. É sempre bom respeitar o trabalho dos artistas e seus fãs. Em especial de uma dupla com décadas de uma carreira sólida e honesta.Felipehttps://www.blogger.com/profile/01254812612043611908noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-81206127784040287402015-01-30T00:13:14.372-02:002015-01-30T00:13:14.372-02:00Eu tenho uma dificuldade enorme de desapegar de &q...Eu tenho uma dificuldade enorme de desapegar de "Estrada branca" da voz de Elizeth Cardoso, "Caminho de pedra" da gravação de Joyce Moreno e "Chovendo na roseira" da voz de Elis Regina, mas tentarei ouvir...lurianhttps://www.blogger.com/profile/00427474790403335661noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-40424724031598561732015-01-28T23:26:22.851-02:002015-01-28T23:26:22.851-02:00Vou vencer minhas opiniões nada lisonjeira sobre o...Vou vencer minhas opiniões nada lisonjeira sobre o canto caprino dos irmãos Durval e tentar ouvir esse disco sem preconceito. De repente é até bom. Douglas Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/17325988344649662858noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-15676919149762462572015-01-28T20:08:37.294-02:002015-01-28T20:08:37.294-02:00Meu medo e que Jobim se mexa no caixãoMeu medo e que Jobim se mexa no caixãotonyhttps://www.blogger.com/profile/04541618428605323847noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-15753606670168498212015-01-28T20:06:21.774-02:002015-01-28T20:06:21.774-02:00to com medo que Jobim se remexa no caixão to com medo que Jobim se remexa no caixão tonyhttps://www.blogger.com/profile/04541618428605323847noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-22109066460292616612015-01-28T17:39:26.583-02:002015-01-28T17:39:26.583-02:00Infeliz é o povo que nega sua essência ... Isso qu...Infeliz é o povo que nega sua essência ... Isso que é música.sertaneja Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10561702859709647636noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-22944796732962470542015-01-28T17:29:49.269-02:002015-01-28T17:29:49.269-02:00Merecia 4 estrelas, já que as cordas pra mim entra...Merecia 4 estrelas, já que as cordas pra mim entraram bem nas músicas citadas, entretanto é a opinião do Mauro, não a minha que vale he he. Mas nada tira a beleza das músicas do Tom e das belas interpretações da dupla.Alanhttps://www.blogger.com/profile/04987021558577174495noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-75822124191416821112015-01-28T15:19:16.597-02:002015-01-28T15:19:16.597-02:00O único ponto positivo desse troço é que os fãs de...O único ponto positivo desse troço é que os fãs dessa dupla vão conhecer a obra do nosso maior compositor! Porque de resto serão lágrimas de tortura...Marcelohttps://www.blogger.com/profile/03626895435245105593noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-10039672504944649782015-01-28T12:55:21.951-02:002015-01-28T12:55:21.951-02:00diante de tanto lixo despejado no mercado sertanej...diante de tanto lixo despejado no mercado sertanejo acho até que esse disco pode ser bom mesmo mas Jobim tá muito acima de Chitãozinho & XororóLucahttps://www.blogger.com/profile/11876693434021459815noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-88738650182915030362015-01-28T11:11:41.223-02:002015-01-28T11:11:41.223-02:00Emblemático samba que demarcou em 1958 o territóri... Emblemático samba que demarcou em 1958 o território da Bossa Nova, na voz de João Gilberto, Chega de saudade (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) pega - em determinado momento da gravação de Chitãozinho & Xororó - uma estrada que vai dar na música country norte-americana, evocada pelo banjo de Marcelo Modesto. A ousadia estilística pode ser conferida na oitava das 12 faixas de Tom do sertão, CD no qual a dupla paranaense traz o cancioneiro de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) para seu universo sertanejo. Um dos melhores títulos da discografia dos irmãos, em cena desde 1970, o álbum peca somente pelo excesso da produção capitaneada por Ney Marques, Edgard Poças e Cláudio Paladini sob a direção artística dos próprios Chitãozinho & Xororó. Gravações como as de Se é por falta de adeus (Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran, 1955) sinalizam exagero no uso de cordas nos arranjos geralmente opulentos. Utilizadas de forma excessiva, as cordas diluem a leveza que faz Chovendo na roseira (Antonio Carlos Jobim, 1971) florescer em registros mais econômicos, por exemplo. Contudo, esse é o único defeito de Tom do sertão. Sem se afastar de seu estilo de canto anasalado, Chitãozinho & Xororó acertam ao enfatizar no disco a face mais bucólica e ruralista do cancioneiro de Jobim. "Velho caminho / Por onde passou / Carro de boi / Boiadeiro gritando, ô, ô...", canta a dupla, expondo a pegada sertaneja dos versos de Caminho de pedra (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958). Sim, de forma geral, o soberano cancioneiro de Jobim entra com naturalidade no tom do sertão de Chitãozinho & Xororó pela própria natureza das letras de músicas como A chuva caiu (1956) e Correnteza (1973), ambas escritas pelo compositor carioca Luiz Bonfá (1922 - 2001), parceiro de Tom nos dois temas de ambiência rural. Arranjada com viola e violões, como se fosse uma toada, Estrada branca (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) é outro bom exemplo de como Tom se ambienta bem no sertão de Chitãozinho & Xororó. Por falar em violas, a de dez cordas tocada por Xororó em Modinha (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) dá tom camerístico e caipira à faixa, um dos pontos altos do disco. Aliada à viola clássica tocada pelo convidado Lucas Lima, a mesma viola de dez cordas de Xororó dá a mesma pulsação caipira ao standard romântico Eu sei que vou te amar (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959) no fecho surpreendente do álbum. A propósito, a dupla não terça vozes somente em músicas de tom originalmente ruralista. Há também canções românticas na seleção que surpreende ao incluir o belíssimo - e pouco gravado - samba-canção Solidão (Antonio Carlos Jobim e Alcides Fernandes, 1954), joia da fase inicial de Jobim, lançada pela cantora carioca Nora Ney (1922 - 2003) e anos depois tirada do baú por Caetano Veloso (em 1986) e Gal Costa (em 1991). Nas vozes da dupla, Eu não existo sem você (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) vira balada triste, trilha seguida também por Caminhos cruzados (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1958). Já Se todos fossem iguais a você (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1956) é envolto pela dupla em clima apoteótico, em andamento que oscila entre o samba e a marcha-rancho. E por falar em samba, tudo começa com ele, já que Águas de março (Antonio Carlos Jobim, 1972) abre o disco em registro genérico que jamais consegue se dissociar do definitivo arranjo original do tema. Mas Águas de março é apenas um detalhe em disco interessante que eleva o nível (raso) da música sertaneja atual e que significa, não o fim do caminho, mas um outro passo firme na (longa) estrada da vida sertaneja de Chitãozinho & Xororó.Mauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.com