tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post5490243735089047832..comments2024-02-21T12:32:03.120-03:00Comments on Notas Musicais: Reedição do único álbum de Telma Costa revive brilho tardio de uma vozMauro Ferreirahttp://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-79794521867710178592015-09-14T17:44:25.523-03:002015-09-14T17:44:25.523-03:00Um disco magistral, com arranjos e interação de in...Um disco magistral, com arranjos e interação de intérprete e músicos. Telma me surpreendeu, à muito tempo não ouvia uma voz tão genuinamente bela, doce, afinada e sem as atuais e insuportáveis firulas vocais americanizadas que vemos e ouvimos como padrões midiáticos todos os dias. Não fosse assim, Telma jamais teria alcançado a notoriedade que alcançou entre tantos mestres compositores que incluem a obra. Também não concordo com a sua impressão sobre o piano do César, na década de 80 o piano elétrico CP80 da Yamaha era o timbre mais presente em gravações e não vi nada de incomum na presença dele.Clayton Prosperihttps://www.blogger.com/profile/18414054119343753489noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-31814474921896963522014-11-30T13:18:39.793-02:002014-11-30T13:18:39.793-02:00A única lembrança que tenho dela, é cantando com o...A única lembrança que tenho dela, é cantando com o Chico.ADEMAR AMANCIOhttps://www.blogger.com/profile/07601890989973229840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-89581808567971954932014-11-16T08:32:07.747-02:002014-11-16T08:32:07.747-02:00Cantora sem graça com um repertório excelente! Se...Cantora sem graça com um repertório excelente! Se fosse outra cantora seria " O " disco!!!!Marcelohttps://www.blogger.com/profile/03626895435245105593noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-292824107600186682014-11-15T18:31:52.602-02:002014-11-15T18:31:52.602-02:00César Camargo Mariano não ia errar a mão nos tecla...César Camargo Mariano não ia errar a mão nos teclados, nunca ouvi esse disco mas duvido que o problema seja do MarianoLucahttps://www.blogger.com/profile/11876693434021459815noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-40590723662342582512014-11-14T18:24:56.295-02:002014-11-14T18:24:56.295-02:00Que boa notícia, Mauro! Tenho esse disco em vinil ...Que boa notícia, Mauro! Tenho esse disco em vinil e sempre torci para que ele saísse em cd. A voz de Telma Costa era de uma delicadeza ímpar!<br />Roberto de Britohttps://www.blogger.com/profile/17588983976496325517noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-5525569022408641622014-11-14T14:40:45.035-02:002014-11-14T14:40:45.035-02:00Não esquecendo de lembrar que Telma Costa é mãe da...Não esquecendo de lembrar que Telma Costa é mãe da também excelente cantora Fernanda Cunha...<br /><br />Adquiri esse cd e fiquei encantado com a qualidade do repertório e a beleza angelical da voz.<br /><br />"Fruta Boa" e "Não Vale Mais Chorar" receberam interpretações divinas. E a reamornização feita pelo César Camargo Mariano para "Chuá, Chuá" é emocionante para quem é músico, como eu.<br /><br />Um belo disco de uma excelente cantora. Merece estar nas mãos e nos ouvidos das pessoas que ama a música brasileira, como eu.<br /><br />abração,<br />Denilson<br />Denilson Santoshttps://www.blogger.com/profile/14117260874933446537noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-69572093820823516352014-11-14T10:37:12.596-02:002014-11-14T10:37:12.596-02:00Nunca gostei muito da voz de Telma Costa na gravaç...Nunca gostei muito da voz de Telma Costa na gravação de "Eu te amo" (acho a parte de Chico, que é tido como um "não cantor", muito melhor).<br /><br />Com o relançamento desse Cd tive a curiosidade de ir conhecer mais do trabalho da Telma e, apesar de achar o timbre dela bonito, acho-a monocórdia. O jeito dela cantar nada tem a ver com o "mulherão" de "Coisa feita", como diz a própria letra. Soa muito mais como uma menininha tímida do que com uma princesa do Daomé. Verônica Sabino gravou essa letra com muito mais propriedade.<br /><br />Vou ouvir o disco inteiro tentando abstrair or arranjos e prestando atenção apenas na cantora pra ver se mudo de opinião. Mas até hoje nada que tenha ouvido da voz de Telma Costa me arrebatou de verdade.Douglas Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/17325988344649662858noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-81030557066959307472014-11-14T10:10:52.652-02:002014-11-14T10:10:52.652-02:00♪ Ouvido em perspectiva na bem-vinda reedição em C...♪ Ouvido em perspectiva na bem-vinda reedição em CD da gravadora Kuarup, 31 anos após seu lançamento via Som Livre, o primeiro e único álbum da cantora mineira Telma Costa (1953 - 1989) deixa a impressão de ter sido gravado um pouco tarde demais, em 1983, ano em que a música brasileira começava a mudar de ares e tons com o império do rock e o nascimento da era Sullivan & Massadas. O que talvez explique o fato de o disco jamais ter cumprido sua alta expectativa mercadológica. Afinal, Telma Costa foi álbum feito com orçamento de grandes produções fonográficas. A rigor, foi uma superprodução orquestrada por Dori Caymmi sob a direção artística de Max Pierre para sedimentar a carreira da cantora, irmã da compositora mineira Sueli Costa. Ícones da MPB forneceram repertório inédito para Telma, que alcançara certa projeção ao gravar Eu te amo (Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque, 1980) em dueto com Chico Buarque em álbum, Vida (Ariola, 1980), do cantor e compositor carioca. Um deles - Caetano Veloso, autor e convidado da canção Certeza da beleza - até marcou presença no álbum, dividindo a interpretação de sua música com a anfitriã. Enfim, tudo no disco Telma Costa soa requintado, só que não necessariamente sedutor. O fato é que, ouvido anos depois, algo parece fora da ordem. Talvez sejam os teclados de César Camargo Mariano, excessivos no arranjo criado por Mariano para a regravação do samba Coisa feita (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio, 1982) e executado por músicos do grupo Roupa Nova. Seja o que for, a voz de Telma Costa - cantora que começou a cantar nos anos 1960 em Juiz de Fora (MG), sua terra natal, e que veio para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1970 tentar a sorte no mundo da música - jamais saiu do tom nas 11 músicas do álbum. "Era um fio de voz, uma emissão delicada e precisa que fazia valer a nota musical", como caracteriza apropriadamente o cineasta Walter Lima Jr. - segundo marido de Telma - em breve depoimento reproduzido no encarte, que também traz letras e texto biográfico assinado por Alcides Ferreira. Dentre canções então inéditas como Lembra (Ivan Lins e Vítor Martins), o destaque do disco é Fruta boa (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1983), canção brilhantemente emoldurada por Alberto Arantes em arranjo com flautas, trompas e harpas. Como produtor e arranjador do disco, Dori Caymmi não estava em seu momento mais inspirado. Mas cabe ressaltar a beleza das cordas que envolvem Espelho das águas (Antonio Carlos Jobim, 1981) e a excelência do time de músicos arregimentados para o disco - virtuoses do naipe dos pianistas Gilson Peranzzetta e Luiz Avelar, do violonista Hélio Delmiro e do baixista Luiz Alves. Também com músicas medianas que permaneceram esquecidas no baú da MPB, casos de Ilusão (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro) e Não vale mais chorar (Toninho Horta e Ronaldo Bastos), o álbum Telma Costa prima pela sofisticação harmônica sem arrebatar. Talvez o grande problema tenha sido uma pompa e uma circustância que foram na contramão do canto íntimo de Telma Costa, que logo saiu de cena.Mauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.com