tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post4534665136751208871..comments2024-02-21T12:32:03.120-03:00Comments on Notas Musicais: Álbum ao vivo 'No osso' expõe Marina Lima sem culpas e medo nas paradasMauro Ferreirahttp://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-15493805755336174942016-10-21T18:55:11.890-02:002016-10-21T18:55:11.890-02:00Oi, Mauro. Ainda não me adaptei aos comentários do...Oi, Mauro. Ainda não me adaptei aos comentários do novo blog. Faço por aqui, sei que vc ainda acompanha.<br /><br />"Marina Lima", o álbum completa 25 anos este ano. Foi lançado em agosto/1991.<br /><br />O show estreou em 14/11/1991, no Imperator, com resenha sua no GLOBO 4 dias depois.<br /><br />Acho um trabalho histórico na carreira dela, pra mim o melhor até hoje.<br /><br />Vale uma reavaliação pelos 25 anos.<br /><br />(Por sinal, ouvi CRIANÇA outro dia na novela A LEI DO AMOR.)<br /><br />Abraços!Eduardohttps://www.blogger.com/profile/00007578345148564039noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-83675962848401266392015-12-24T02:47:53.247-02:002015-12-24T02:47:53.247-02:00"A questão é que o show No osso pedia registr..."A questão é que o show No osso pedia registro audiovisual em DVD para que o ouvinte-espectador pudesse apreciar a ambiência íntima do cenário e pudesse ouvir-ver todo o roteiro encadeado por Marina com falas que acentuam o caráter de intimidade perdido no disco."<br /><br />Muito contemplado por essa fala Mauro! Falou e disse! <br />Espero que um dia ela lance, nem que seja no YouTube.Yanhttps://www.blogger.com/profile/18060459013634498565noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-73910895567041484142015-12-16T19:27:55.951-02:002015-12-16T19:27:55.951-02:00Esperava muito que tivesse o formato em DVD. Mauro...Esperava muito que tivesse o formato em DVD. Mauro sabe se existe esta possibilidade?Andréhttps://www.blogger.com/profile/04790981190929896157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-80122532253856501512015-12-16T14:21:55.024-02:002015-12-16T14:21:55.024-02:00 Marina ganha na elegância e co... Marina ganha na elegância e coerência dentro de uma carreira com músicas e atitudes do K.<br /> Que sirva de exemplo a muitas canários da MPB.<br /><br />Ricardo Sérgio <br /><br /> Estalactites hemorrágicashttps://www.blogger.com/profile/14122070670191527997noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-3219159655113791172015-12-16T01:33:37.196-02:002015-12-16T01:33:37.196-02:00Só senti falta de um comentário sobre TRANSAS DE A...Só senti falta de um comentário sobre TRANSAS DE AMOR, música do primeiro álbum de carreira da Marina. Até a temporada de NO OSSO, há muito ela não cantava nada de lá.Eduardohttps://www.blogger.com/profile/00007578345148564039noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-83852934613878410202015-12-16T01:23:59.422-02:002015-12-16T01:23:59.422-02:00Marina é mara!Marina é mara!Eduardohttps://www.blogger.com/profile/00007578345148564039noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-39051302744373652032015-12-15T17:30:58.982-02:002015-12-15T17:30:58.982-02:00O disco é bom, mas a voz dela anda bem detonada......O disco é bom, mas a voz dela anda bem detonada... O que é uma pena...Rafaelhttps://www.blogger.com/profile/14931807933536655847noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-69427604944613772792015-12-15T14:37:19.133-02:002015-12-15T14:37:19.133-02:00A combinação da voz (quente, rouca e sensual), a i...A combinação da voz (quente, rouca e sensual), a interpretação e a qualidade das músicas era imbatível! Hoje, que a voz sumiu, e a interpretação não supre a que resta, é que se percebe como a voz fazia a diferença. Fernando Limahttps://www.blogger.com/profile/02290100328945494230noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-35417261962322262652015-12-15T13:17:53.505-02:002015-12-15T13:17:53.505-02:00Ítalo e Vitor, grato pelo toque do erro de digitaç...Ítalo e Vitor, grato pelo toque do erro de digitação em 'Virgem'. Felipe, por mais que o violão tenha estado sempre ao lado de Marina, a imagem da cantora está associada à guitarra. Tanto que a capa do álbum 'Clímax' reitera tal imagem, mesmo que Marina apareça na foto com uma guitarra eletroacústica. Abs, MauroFMauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-41693167345460458282015-12-15T13:07:57.384-02:002015-12-15T13:07:57.384-02:00Pois o que mais me chamou a atenção qdo Marina apa...Pois o que mais me chamou a atenção qdo Marina apareceu foi exatamente sua voz. Diferente de todas...quente e sensual. Era especial! Hoje é uma sombra. Mas Marina continua ser uma artista incrível no palco. Sofisticada e elegante!Marcelohttps://www.blogger.com/profile/03626895435245105593noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-45149757309457027242015-12-15T11:51:42.284-02:002015-12-15T11:51:42.284-02:00Acho que "Virgem" também está com erro d...Acho que "Virgem" também está com erro de digitação. A música não é de 1998.Vitorhttps://www.blogger.com/profile/14203457354838366759noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-38985499145787309862015-12-15T11:39:23.602-02:002015-12-15T11:39:23.602-02:00Ola Mauro ocorreu um erro virgem é de 1987 e o cha...Ola Mauro ocorreu um erro virgem é de 1987 e o chamado é de 1993Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10561702859709647636noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-90051094874165330342015-12-15T11:34:17.914-02:002015-12-15T11:34:17.914-02:00Alexandre, concordo que um registro de "alma...Alexandre, concordo que um registro de "alma caiada" valorizaria o show e o disco. Abs, Mauro FMauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-4066023928198519782015-12-15T11:31:24.312-02:002015-12-15T11:31:24.312-02:00Caros, grato pelo toque do erro de digitação. Vou ...Caros, grato pelo toque do erro de digitação. Vou consertar assim que chegar em casa. Mauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-68015950443717926902015-12-15T11:26:20.670-02:002015-12-15T11:26:20.670-02:00Mauro, concordo que Marina sempre foi mais associa...Mauro, concordo que Marina sempre foi mais associada à guitarra. Tanto é que, quando fez o disco ao vivo no Maracanã, Ivete Sangalo afirmou que só tocou guitarra em "Deixo" porque a imagem de Marina fazendo isso nos anos 1980 a marcara profundamente.<br /><br />Mas em termos. Afinal de contas, o violão sempre esteve presente - desde "Todas ao vivo" a irmã de Cícero o toca ao vivo. E eu diria que o instrumento virou parte fundamental da obra dela muito antes deste novo lançamento de agora. Acho que desde "O chamado", a obra de Marina está calcada no violão - não por acaso, desde que ela caiu mais profundamente nas aulas com o parceiro Giovanni Bizzotto.<br /><br />É isso: de 1993 para cá (e isso foi aprofundado em "Pierrot do Brasil"), obra de Marina é um cruzamento entre o violão/o piano acústicos e a linguagem eletrônica em que ela se aprofundou desde a aproximação com SP, a convivência com Suba (enquanto a vida permitiu) e Edu Martins.<br /><br />Só para constar o erro de digitação: Mauro, "O solo da paixão" é de 1996.<br /><br />Felipe dos Santos SouzaFelipe dos Santoshttps://www.blogger.com/profile/13579518197095826043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-66662497933268878642015-12-15T11:21:44.026-02:002015-12-15T11:21:44.026-02:00Ainda espero o DVD!Ainda espero o DVD!Henriquehttps://www.blogger.com/profile/18211595277814929272noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-12570115500916596672015-12-15T11:18:33.018-02:002015-12-15T11:18:33.018-02:00O disco está realmente belo e Marina consegue rein...O disco está realmente belo e Marina consegue reinventar bem as suas canções, até mesmo daptando-as à fragilidade de sua voz, assim como o GIlberto Gil tem feito. Tenho uma dúvida: o Solo da Paixão é mesmo de 1966 ou foi erro de digitação? Se não me engano, era do álbum Registros à meia voz, de 1996, o primeiro disco em que esse problema de voz apareceu.Lemoshttps://www.blogger.com/profile/12472720840180541177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-12825427894111095132015-12-15T11:09:06.843-02:002015-12-15T11:09:06.843-02:00Sabe o que seria sensacional nesse show/disco? Uma...Sabe o que seria sensacional nesse show/disco? Uma gravação de Alma Caiada.<br />Marina nunca sequer cantou essa música em lugar nenhum. E por ter sido sua primeira composição, viria bem a calhar nesse momento.<br />Tive esse pensamento desde que o show estreou e fiquei com a sensação que deveria ter acontecido.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11485345763568565305noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-53217511728361045822015-12-15T10:32:32.799-02:002015-12-15T10:32:32.799-02:00Além de diluir a versão em inglês de O chamado (Ma...Além de diluir a versão em inglês de O chamado (Marina Lima e Giovanni Bizzotto, 1998), ouvida somente nos momentos finais da música em português, No osso - Ao vivo pode reacender a discussão sobre a voz de Marina Lima pela natureza desnudada de show corajoso. A voz de outrora já se partiu, e curiosamente tal percepção está mais nítida na faixa-bônus de estúdio Can't help falling in love (Hugo Peretti, Luigi Creatore e George David Weiss, 1961), calcada no violão. Marina não evidencia toda a beleza da balada propagada na voz do cantor norte-americano Elvis Presley (1935 - 1977) em gravação lançada na trilha sonora do filme Blue Hawaii (Estados Unidos, 1961). Mas, para quem entende que o canto de Marina transcende a capacidade de atingir notas na escala musical, tal questão se dissipa na maioria das valentes interpretações ao vivo do roteiro em que Marina celebra colegas de geração com Cazuza (1958 - 1990) e Lobão em Carente profissional (Roberto Frejat e Cazuza, 1983) e Noite e dia (Lobão e Júlio Barroso, 1982), respectivamente. Ela pode falar por eles. Mesmo seguindo caminho paralelo, Marina sempre foi legítima representante daquela turma pop da geração roqueira de 1980 - o que torna natural a opção por cantar Cazuza, Lobão e Cia. E o fato é que, no fim do disco, há o registro eletrizante de Partiu com o Strobo para lembrar que Marina sempre foi mais do que uma voz. A eternidade de Marina Lima na música brasileira é resultado de mix de atitude, de inspiração para compor um pop sofisticado de postura rocker e da habilidade para soar sempre moderna, desafiando modismos, gerações e o próprio tempo que não para. Para quem percebe a dimensão da obra da artista, o destemido CD No osso - ao vivo pode ser ouvido e encarado como tradução fiel do atual momento Marina Lima. Aos 60 anos, festejados em setembro deste ano de 2015, Marina Lima continua musicalmente jovem, contemporânea e cheia de charme, sem medo nas paradas, sem culpa de já não ser o que foi (mas de certa forma ainda é). Cola nela!Mauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-38951448172302240402015-12-15T10:32:22.235-02:002015-12-15T10:32:22.235-02:00♪ Solo da paixão de Marina Lima pela música, No os...♪ Solo da paixão de Marina Lima pela música, No osso é show mais sedutor do que sugere o disco lançado neste mês de dezembro de 2015 pela Universal Music - gravadora para a qual a cantora e compositora retorna após 15 anos. E não é pela questão da voz. Porque a voz nunca foi o centro das atenções em shows e discos desta sofisticada artesã do pop nacional. Questão já resolvida por Marina, a voz (que resta) está inteira neste solo que evidencia o violão de Marina. Único instrumento ouvido na maioria das músicas, o violão quase nunca fora associado no imaginário do público da cantora a essa artista que surgiu na década de 1970 empunhando guitarra - instrumento que até então era visto nas mãos de homens em machista comportamento social e musical, desafiado por algumas pioneiras como Lucia Turnbull e a própria Marina. Mas tal violão é a fonte da maior parte do cancioneiro de Marina, como a artista explica em texto reproduzido no encarte do CD. A questão é que o show No osso pedia registro audiovisual em DVD para que o ouvinte-espectador pudesse ver a ambiência íntima do cenário e pudesse ouvir-ver todo o roteiro encadeado por Marina com falas que acentuam o caráter de intimidade perdido no disco. Dos 20 e poucos números do roteiro original, o CD reproduz somente 12, aos quais foram acrescidos duas faixas-bônus formatadas em estúdio. Uma é o rock Partiu, uma das duas músicas autorais inéditas em disco na voz da compositora. Partiu abre o álbum no registro ao vivo de voz & violão do show. Mas volta para a encerrar o disco em potente gravação de estúdio turbinada com a pegada do grupo paraense Strobo. É quando Partiu - música que Marina já canta em shows desde 2013 - faz mais sentido e se revela com toda a força em disco, já que a gravação feita por Filipe Catto no álbum Tomada (Agência de Música / Radar Records, 2015) soou artificial na voz do cantor (mesmo contando com o violão de Marina). Outra novidade do repertório é o samba Da Gávea. Um bom samba simples, composto (por razões afetivas) e cantado na cadência tradicional do gênero, capaz de gerar empatia ao mesmo tempo em que pode também decepcionar quem se habituou com a sofisticação melódica e poética inerente à obra de uma compositora que já produziu pérolas como O solo da paixão (1966) - parceria com o irmão Antonio Cícero que cai bem no disco - e Na minha mão (Marina Lima e Alvin L, 1998), música ouvida com bases pré-gravadas que se fundem com o toque sagaz do violão da artista. A questão que redime No osso de perdas e de qualquer eventual fragilidade vocal - mais evidente nas falas (dispensáveis no CD) e nas composições mais conhecidas como Virgem (Marina Lima e Antonio Cícero, 1998) - é que Marina Lima continua esbanjando sofisticação. Criada sob a direção de arte de School / SS99 a partir de foto de Paulo Mancini, a capa chiquérrima do CD No osso - Ao vivo traduz o refinamento natural que pauta a trajetória e a obra de Marina Lima. Nesse sentido, No osso - disco captado ao vivo em apresentações do show no Sesc Belenzinho, em São Paulo (SP), em 2 e 3 de maio deste ano de 2015 - se impõe como digno título desta artista que não se contém com o formato acústico do show, reapresentando Não me venha mais com o amor - parceria de Marina com Adriana Calcanhotto lançada por Marina no último álbum de estúdio, o excelente, paulistano (e subestimado) Clímax (Libertá Records / Fullgás / Microservice, 2011) - com as programações eletrônicas concebidas para a gravação original e explicadas pela cantora em cena na fala mais didática do show.Mauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.com