tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post3847271327532465615..comments2024-02-21T12:32:03.120-03:00Comments on Notas Musicais: Ode ao primeiro disco dos Raimundos ganha peso ao tirar peso do grupoMauro Ferreirahttp://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-29618481511702820522015-03-14T18:09:40.131-03:002015-03-14T18:09:40.131-03:00quem quer isso?quem quer isso?Lucahttps://www.blogger.com/profile/11876693434021459815noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-44710184009007913552015-03-12T21:04:54.741-03:002015-03-12T21:04:54.741-03:00Tributo bacana, nem parece que esse disco foi lanç...Tributo bacana, nem parece que esse disco foi lançado faz 20 anos...ele é mais jovem que a maioria dos discos de rock dos anos 2000<br /><br />Vanguart muito bacana, Juliano Gauche, Nevilton, Lemoskine e Daniel Groove ficaram demais...<br />Ruim mesmo só Los Porongas parece que eles estavam incomodados com os palavrões, pouco a vontadeBIGODEhttps://www.blogger.com/profile/14995856562157613827noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-75878636301840082152015-03-12T13:59:46.990-03:002015-03-12T13:59:46.990-03:00♪ Lançado em maio de 1994, o primeiro álbum da ban...♪ Lançado em maio de 1994, o primeiro álbum da banda brasiliense Raimundos marcou época no universo do pop rock brasileiro com forrocore tocado com energia adolescente e formatado pelo produtor Carlos Eduardo Miranda. Apresentado neste mês de março de 2015 através do site Urbanaque, o tributo digital Raimundos - Eu quero é rock! celebra com um ano de atraso as duas décadas da edição desse antológico álbum intitulado Raimundos (Banguela Records / Warner Music, 1994). Um elenco indie tira o peso do repertório da banda, reapresentado no tributo na mesma ordem do álbum de 1994, mas é justamente quando se desvia do trilho mais óbvio que o disco ganha peso no sentido figurado e alcança relevância. A banda mato-grossense Vanguart, por exemplo, torna Nêga Jurema (Rodolfo Abrantes, Digão, Canisso e Fred) uma balada de tom melancólico contrastante com a euforia de versos que fazem a festa com ato de fumar maconha. Apesar da falta da sintonia entre letra e canto, a faixa resulta bonita. Já o grupo carioca Do Amor leva Carro forte (tema de domínio público adaptado pelos Raimundos) em direção surpreendente em rota que leva seis minutos e 37 segundos para ser percorrida até o fim. Do início a capella, Do Amor conduz Carro forte para estrada psicodélica. Conterrâneo dos Raimundos, o grupo brasiliense Móveis Coloniais de Acaju caem em certo suingue no começo de Palhas do coqueiro, mas logo o registro - feito com a participação de Evandro Ribeiro, parceiro de Martin Luthero na música - atinge a velocidade do hardcore. Vocalista da banda acriana Los Porongas, Diogo Soares baixa a velocidade de Puteiro em João Pessoa (Rodolfo Abrantes, Digão, Canisso e Fred) sem sair do trilho roqueiro em seu registro noise. Banda catarinense de hardcore, Euthanasia segue a cartilha do gênero no cover de MM's (Rodolfo Abrantes, Digão, Canisso e Fred), feito com a adesão de Guilherme Zimmer, vocalista do quarteto (também catarinense) Ambervisions. A receita básica do hardcore também é seguida pelo grupo paulista Capim Maluco na abordagem de Minha cunhada (Rodolfo Abrantes, Digão, Fred, Canisso e Martin Luthero). Mais sedutora é a cadência imposta pela banda curitibana Lemoskine ao medley que junta Deixei de fumar (Durval Vieira e Graça Góes) e Cana Caiana (Tio Jovem e Zenilton). Outro medley - com Cajueiro (tema de domínio público adaptado por Martin Luthero com os Raimundos) e Rio das pedras (Durval Vieira e Zenilton) - é (bem) levado no toque tecnobrega da guitarra paraense de Felipe Cordeiro. Já o trio paulistano Rollbando repõe o tributo na rota do hardcore com sua gravação de Bê a bá (Rodolfo Abrantes, Fred, Digão e Canisso). Apesar da pista errada dada pelo piano na introdução de Bicharada (Rodolfo Abrantes, Fred, Digão e Canisso), o duo Floreosso também põe a pressão do rock na música, exemplo da bestialidade adolescente que pauta grande parte do repertório do álbum Raimundos. Já Marujo (Rodolfo Abrantes e Martin Luthero) navega com certo balanço na cadência do rock do trio paranaense Nevilton. Cantor e compositor cearense radicado em São Paulo (SP), Daniel Groove também acerta ao acentuar o tom desavergonhadamente brega de Selim (Cristiano Telles, Rodolfo Abrantes, Fred, Digão e Canisso), um dos maiores sucessos do disco de 1994, mostrando que o peso de Eu quero é rock! reside menos na reverência cega ao forrocore dos Raimundos e mais na capacidade de se distanciar da matriz do rock da banda.Mauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.com