tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post3443062348108777127..comments2024-02-21T12:32:03.120-03:00Comments on Notas Musicais: Em movimento, Calcanhotto cai no samba com ironia e belo jogo de cenaMauro Ferreirahttp://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-12326166696003471562016-11-15T23:13:39.601-02:002016-11-15T23:13:39.601-02:00Mauro Ferreira, como vc aceitou este tipo de comen...Mauro Ferreira, como vc aceitou este tipo de comentario no blog? Abaixo esta escrito que vc nao aceitaria comentarios com ofensas. O que esta pessoa escreveu é extremamente preconceituoso e desrespeitoso.Carolinahttps://www.blogger.com/profile/10667004871719579966noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-84396898087352333492016-11-15T23:10:14.408-02:002016-11-15T23:10:14.408-02:00Querido, vai lavar suas cuecas! Talvez vc seja mel...Querido, vai lavar suas cuecas! Talvez vc seja melhor nisso do que em fazer comentarios sobre musicas de mulher. Carolinahttps://www.blogger.com/profile/10667004871719579966noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-36342048717116672602011-10-17T10:06:50.460-02:002011-10-17T10:06:50.460-02:00Ansioso pelo DVD do show... Será que ele não vem p...Ansioso pelo DVD do show... Será que ele não vem para o NE? <br /><br />É verdade que a esposa dela morreu? Ouvi uma estória dessas e nenhuma confirmação.<br /><br />(Esse cabelo lambido tá feio demais, putz!)/Diego Xavierhttps://www.blogger.com/profile/02450512976384714361noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-78209631777752532232011-10-16T15:29:22.241-02:002011-10-16T15:29:22.241-02:00tributo à depressão 'de luxo', com altas d...tributo à depressão 'de luxo', com altas doses de literatice e divagações deconexas no que se refere às 'composições' da própria lavra. <br />Aliás, aqui um recado: cantoras, de uma vez por todas, desistam de compor e dediquem-se apenas ao (difícil e nobre) ofício de cantar. Se ainda assim quiserem insistir em escrever, que sejam ao menos para igualar-se a ou superar uma Dolores Duran, Maysa, Angela Rorô, Marina Lima, Joyce, Tetê Espíndola, Suely Costa, Lecy Brandão, Dona Ivone Lara e...quem mais? Ninguém.KLhttps://www.blogger.com/profile/12768539861923144041noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-25531036128945399122011-10-16T05:01:41.190-02:002011-10-16T05:01:41.190-02:00Tive o azar de estar trabalhando no mesmo dia que ...Tive o azar de estar trabalhando no mesmo dia que o "Micróbio do Samba" esteve aqui. Fiquei ainda mais na vontade lendo a resenha. Espero que ela volte logo.<br />Ainda bem que está sendo registrado!Rhenan Soareshttps://www.blogger.com/profile/03089628195544573400noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-5888690003832175822011-10-15T21:56:14.774-03:002011-10-15T21:56:14.774-03:00Adriana, já faz algum tempo, perdeu em seu rosto o...Adriana, já faz algum tempo, perdeu em seu rosto o olhar doce e a ironia leve que sempre a acompanharam no palco. Ultimamente anda com uma expressão carregada e dark que, até na fase final de Partimpim 2, transparecia no palco afastando sua magia anterior com relação às crianças quando estava em cena. Esse disco de sambas é pesado, quase indigesto em suas idéias, adjetivos que não combinam com esse ritmo conhecido como alegria do povo. As fotos postadas aqui não me deixam mentir.leitordomaurohttps://www.blogger.com/profile/16963691771617013973noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-29939272190072750772011-10-15T21:06:34.023-03:002011-10-15T21:06:34.023-03:00Sempre ouvia a ADRIANA meio por cima, mas foi depo...Sempre ouvia a ADRIANA meio por cima, mas foi depois de conhecer uma que gostava muito dela, que percebi a grandeza dos lindos versos dela, e da humildade que ela carrega em seu bom humor, e tristeza cantada.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-47761736354613594052011-10-15T17:02:28.790-03:002011-10-15T17:02:28.790-03:00Para moças de fino trato, o samba de Adriana Calca...Para moças de fino trato, o samba de Adriana Calcanhotto cai bem no palco. No show O Micróbio do Samba, inspirado no disco homônimo editado em março de 2011 com duas marchas e dez sambas compostos e cantados pela artista gaúcha, Calcanhotto põe seu bloco na rua com ironias, contrastes e movimentos que sublinham a intencional subversão de valores do universo do samba. A opção pelo preto no figurino e pelo palco nu - preenchido apenas pela cantora e o trio formado por Alberto Continentino (baixo acústico), Davi Moraes (violão e cavaquinho) e Domenico Lancellotti (bateria) - reforça a intenção em jogo de cena armado à medida em que avança o roteiro, de aparência falsamente linear no início com Eu Vivo a Sorrir (Adriana Calcanhotto) e Aquele Plano para me Esquecer (Adriana Calcanhotto). Sem perder a pose e a feminilidade cool, Calcanhotto filtra por sua habitual ótica tropicalista os sentimentos de alegria e dor citados em Dos Prazeres, Das Canções (Péricles Cavalcanti) e expostos nos sambas do repertório quase todo autoral. Quinto número, apresentado na sequência de Mais Perfumado (Adriana Calcanhotto), Vai Saber - o samba de Calcanhotto que Marisa Monte lançou em 2006 no álbum Universo ao meu Redor - é o primeiro a entregar o jogo de cena de forma mais explícita. O gestual preciso da intérprete realça o sentido dos versos em número incrementado com os barulhinhos bons extraídos por Calcanhotto de seu MPC. Já Reparô? (Adriana Calcanhotto) desenvolve o jogo quando a cantora reproduz em cena os movimentos duros da personagem-rival do samba, a que "não samba", a que "não balança". O trio-base sustenta os grooves sem atravessar o samba indie. Se Beijo Sem (o samba que Calcanhotto fez para Marisa Monte e que acabou gravado por Teresa Cristina em 2009 em dueto com a própria Marisa) ostenta sua soberania melódica no palco-avenida, com direito a um botão desabotado no verso "Vou à Lapa decotada", o tema Trobar Nova (Adriana Calcanhotto) - egresso do homônimo show transitório criado pela artista antes de se deixar contaminar pelo samba - parece sem pique no desfile de ideias e subversões. Em ala distinta, Esses Moços (Pobres Moços) - samba-canção de Lupicínio Rodrigues (1914 - 1974) - adensa o jogo de cena em interpretação em que Calcanhotto esboça no canto a desilusão típica da obra amargurada do compositor gaúcho. É quando a artista começa a virar o jogo de cena, cantando o samba Pode se Remoer (Adriana Calcanhotto) com a pegada de rock indie sugerida pelo trio e com o uso de um secador que espalha as partituras de Davi Moraes pelo chão em belo efeito cênico. As ironias e contrastes do jogo alcançam seu pico máximo em Argumento (Paulinho da Viola). Até porque Calcanhotto não altera o samba tanto assim, apesar de o número alternar a levada rock'n'roll do trio com a batida (quase) tradicional do samba lançado por Paulinho da Viola em 1975. Na sequência, Tão Chic - marchinha em que o cavaquinho de Davi Moraes soa com a pegada de um bandolim - introduz com chuva de confetes o baile carnavalizante que inclui a marcha-rancho Deixa, Gueixa, número em que Calcanhotto encarna a gueixa hábil no manuseio das xícaras. De volta ao samba, a cantora entra na roda ao percutir um prato em Você Disse Não Lembrar (Adriana Calcanhotto) para depois, já no bis, deixar a cena e o jogo a cargo do trio para que Domenico, com canto roqueiro, dê voz a Te Convidei pro Samba (Pedro Sá, Maurício Pacheco e Domenico Lancellotti), tema que lançou no disco gravado com o trio + 2. Tá na Minha Hora (Adriana Calcanhotto) reintroduz em cena a porta-bandeira deste samba de alma feminina que ganha trato ainda mais fino no palco. É impossível não se contaminar...Mauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.com