tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post2035262401698419161..comments2024-02-21T12:32:03.120-03:00Comments on Notas Musicais: Na real, Jammil renova seu repertório sem sair do nível ralo do axé populistaMauro Ferreirahttp://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5986306409506815264.post-67477142936617212902012-03-15T10:44:05.663-03:002012-03-15T10:44:05.663-03:00Jammil na Real representa ponto de renovação na di...Jammil na Real representa ponto de renovação na discografia do Jammil e Uma Noites, grupo baiano que segue a trilha do axé baladeiro, de olho no público jovem que curte o gênero. A renovação vem primeiramente do fato de a banda agora incorporar um segundo nome na linha de frente. A partir de Jammil na Real, o cantor e compositor Levi Lima passa a ficar sob os holofotes - e na capa do CD e DVD postos nas lojas pela gravadora Som Livre com produção de Yacoce Simões - ao lado do baixista Manno Góes, mentor do Jammil. Tal renovação na imagem do grupo é complementada pela salutar opção de apresentar em Jammil na Real doze inéditas gravadas em estúdio - fato já bissexto no calendário da axé music. Contudo, apesar de o repertório inédito incluir ao menos uma ótima música - Colorir Papel (Levi Lima), de melodia tão simples quanto cativante - esse novo cancioneiro no todo se mostra insuficiente para tirar o Jammil do nível rasteiro do axé de cepa mais populista. Vale destacar também a agalopada Mil Poemas (Manno Góes) e Tapa Pandeiro (Levi Lima e Rubem Tavares), ensolarada e ufanista ode à efervescência rítmica nacional, valorizada pela participação de Daniela Mercury. A propósito, outra estrela do axé - Ivete Sangalo - põe seu brilho a favor do Jammil, mas a música, O Povo Inteiro (Levi Lima e Manno Góes), soa mais trivial, embora perfeitamente ajustada ao perfil baladeiro da banda. A rigor, músicas como Dom de se Dar (Manno Góes) e Banho de Amor (Levi Lima e Rubem Tavares) - temas jogados na praia do pop reggae - reiteram a tendência trivial do som do grupo. Que recebe César Menotti & Fabiano em Terra da Paz (Manno Góes, César Menotti e Nilson Franco), faixa que relaciona clichês sobre Minas Gerais e Bahia - terras da dupla sertaneja e da banda, respectivamente - em mix pop de axé com sertanejo. No fim, a balada Na Real (Manno Góes e Levi Lima) destila romantismo banal em sintonia com a maior parte do repertório, alvo de clipes toscos para gerar DVD, subproduto dispensável deste, apesar de tudo, renovador CD de inéditas do Jammil. Na real, o projeto vale apenas por Colorir Papel, bela música com cacife para ficar anos nos roteiros de shows de axé.Mauro Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/07026687659698963134noreply@blogger.com