
♪ Caetano Veloso regravou uma das mais emblemáticas músicas que compôs na década de 1960 - Tropicália, lançada originalmente pelo cantor e compositor baiano no álbum Caetano Veloso (Philips, 1967) - para a trilha sonora de Velho Chico, novela que a TV Globo vai exibir a partir de 11 de março de 2016 no horário das 21h. Feita para a abertura da novela a pedido do diretor da história, Luiz Fernando Carvalho, a gravação de Tropicália surpreende pela escolha da composição, já que o cancioneiro de Caetano inclui música, O ciúme (1987), cuja letra versa poeticamente sobre o rio São Francisco - chamado inclusive de Velho Chico na composição - e a rivalidade entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), se afinando com a trama criada pelo escritor Benedito Ruy Barbosa. Até porque Caetano - em foto de Fernando Young - nunca fez outro registro de O ciúme (nem ao vivo), além da gravação original. O ciúme - vale ressaltar - também integra a trilha sonora da novela, mas o fato é que, para a abertura de Velho Chico, Caetano regravou Tropicália.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo voz e violão ao vivo lançado na itália na turnê do disco tropicália 2 existe a regravação ao vivo do tema.
ResponderExcluirQueria tanto a gravação de Bethania de Francisco Francisco na abertura da novela
ResponderExcluirGermano, Feliz Natal, em primeiro lugar. Esse disco mencionado por você não consta da discografia oficial de Caetano. Foi editado à revelia do artista. Abs, MauroF
ResponderExcluirTrata-se apenas de um bootleg: aqui na Itália nunca foi editada a gravação do show Tropicália 2.
ResponderExcluirBelíssima canção de Caetano, a regravação deve ganhar um sabor a mais... Mas bem que poderiam convocar Caetano a escrever uma nova canção para a novela, né???
ResponderExcluirAdoro! Mauro, apenas uma observação - Petrolina fica em PErnambuco (PE) e não na Bahia (BA).
ResponderExcluirAbraçaço, Jaime
Jaime, uma ponte separa a cidade de petrolina de juazeiro. Por sinal, não tem beleza nenhuma. Tomara que o cenógrafo consiga essa proeza. A que você conhece em PE deve ter o mesmo nome. Mas que tem petrolina na BA, isso tem. Dá um Google.
ResponderExcluirdeveria ser a de Bethânia e GAL.
ResponderExcluirAugusto Flávio (Petrolina-Pe/Juazeiro-Ba)
ResponderExcluirVictor Moraes, tem beleza sim! em Petrolina e Juazeiro, o cenógrafo não vai conseguir essa proeza artificialmente por que as duas cidades são belas naturalmente.Depois você deveria estudar geografia mais um pouco, ou acessar o site do Ibge,nunca existiu Petrolina na Bahia, a não ser que você foi o emancipador dessa tal Petrolina na Bahia. Existe outra Petrolina que se chama Petrolina de Goiás em Goiás. Espero que você se informe primeiro, depois você diz o que é belo e o que não é belo.
Jaime, grato pelo toque. Eu acabei escrevendo (BA) após Petrolina quando pensei estar escrevendo (PE). Abs, MauroF
ResponderExcluirMaroca, brincadeiras à parte, fui lá há uns 4 ou 5 anos visitar meu primo que fazia Uneb e não vi beleza fora a partes rurais que não explorei. Quem sabe agora não role um investimento, principalmente em segurança.
ResponderExcluirNão sei se foi à revelia dele que o disco foi lançado, pois no próprio Facebook oficial do Caetano tem o link para download do show.
ResponderExcluirDe qualquer forma, O Ciúme é, para mim, a mais bonita música dele.
uma das músicas mais belas, dentre todas
ResponderExcluir